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Orientações Pedagógicas – Ensino Fundamental Anos Iniciais

PERGUNTAS  MAIS  FREQUENTES SOBRE QUESTÕES PEDAGÓGICAS, ADMINISTRATIVAS E TECNOLÓGICAS DURANTE O PERÍODO DAS AULAS REMOTAS:

  1. É necessário participar das aulas remotas síncronas e assíncronas?
  2. Há obrigatoriedade na realização das atividades encaminhadas?
  3. Como proceder para acompanhar a sequência das aulas?
  4. Como devo proceder para  orientar meu filho a participar das aulas e estudar em casa?
  5. Por que as interações com os alunos da Ed. Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais são com tempo menor?
  6. Por que baixou o nível de exigência dos professores?
  7. Como está acontecendo a avaliação?
  8. Como proceder para ser atendido pelo professor do meu (minha) filho(a)?
  9. Como os pais que trabalham o dia todo podem orientar e acompanhar os filhos nas aulas on-line e nas atividades encaminhadas?
  10. Quando a criança da Ed. Infantil, 1º e 2º ano se recusa a permanecer nas interações on-line com as professoras, como devo proceder?
  11. Como lidar com meu (minha) filho (a) que está com as atividades atrasadas?
  12. Quando a escola publicará o calendário de reposição das aulas e como acontecerá  esta reposição?
  13. O material didático adquirido para este ano será utilizado?
  14. No retorno ao Colégio, as aulas ministradas remotamente  serão retomadas?
  15. Este ano letivo será validado?
  16. Temos um dispositivo eletrônico para as aulas, e temos dois filhos que têm aulas no mesmo momento. Como proceder em relação à escola?
  17. Por que as aulas on-line não estão sendo gravadas e disponibilizadas às famílias?
  18. Como o colégio está lidando com a família que está, neste momento, com dificuldade de honrar seu compromisso com a mensalidade escolar?
  19. Tenho dificuldade de baixar os aplicativos solicitados ou com problemas no acesso às aulas on-line, como a escola pode me ajudar?

Respostas

Resposta 1 – Sim, na medida do possível. Todas as atividades síncronas ou assíncronas, são planejadas de acordo com os componentes curriculares que seriam trabalhados na escola e com o objetivo de dar seguimento às aprendizagens das crianças. Caso a criança não possa participar de todas as aulas on-line, deverá se envolver nas atividades encaminhadas e realizar todas que forem solicitadas pela professora.

Pelo fato de as crianças do 2º e 3º Ano não dominarem os recursos utilizados para as aulas on-line, é necessário que alguém em casa as orientem, possibilitando acesso às aulas e na organização para a realização das atividades encaminhadas pela professora.

Espera-se maior autonomia das crianças do 4º e 5º Ano quanto à utilização das tecnologias digitais da comunicação e informação (TDIC), bem como para realização das atividades.

Às crianças que não têm acesso à internet, será encaminhado material impresso, desde que a família solicite ao Colégio através do e-mail sostdic.csi@gmail.com

Resposta 2 – Todas as atividades que são encaminhadas visam desenvolver as habilidades e competências previstas na BNCC para cada ano. Trabalharemos todos os componentes curriculares que fazem parte do currículo. De acordo com as idades, há que se tomar alguns cuidados:

Os alunos do 2º e 3º Ano, precisam que se lhes respeite/em o seu ritmo, procurando não gerar estresse na criança e na família, especialmente nas atividades/tarefas em que as crianças são convidadas a realizar sozinhas, ou em momentos combinados com a família. Neste caso, as entregas devem ser feitas quando a criança conseguir realizar a atividade. Pressão não funciona.
Os alunos do 4º e 5º ano já desenvolveram as habilidades e competências necessárias para fazer a entrega de suas atividades dentro dos critérios e prazo estipulados.

Para todas as idades – Procure não elogiar somente o produto final, elogie e valorize muito o esforço, as estratégias que a criança utilizou para realizar a tarefa, sua organização e perseverança diante das dificuldades em realizar a tarefa. Isso gera na criança mentalidade de crescimento.  Elogiar quando trabalho não está bom, diferentemente do que muitos pensam, não ajuda a motivar ou melhorar a autoestima da criança.

Resposta 3 – Encaminharemos, através do ClipEscola e do e-mail, o cronograma com o link das aulas de interação com a professora e de entrega de atividades. Durante as interações on-line com as turmas de 3º, 4º e 5º ano, as professoras encaminharão as tarefas com as crianças. As tarefas também serão postadas no aplicativo ClipEscola, em Diário do Professor.

A partir de 08 de junho, as famílias receberão, às sextas-feiras as atividades realizadas em todos os componentes curriculares, incluindo as habilidades e instrumentos indicadores de aprendizagem. Assim, caso aluno tenha tido alguma dificuldade para acompanhar a programação semanal on-line, poderá realizar as atividades e acompanhar o “movimento” do seu grupo.

Na pesquisa realizada entre o dia 04 e 08 de maio, 94,1% das famílias respondeu que a criança tinha quem a acompanhasse em casa durante as aulas. 4,5% dos pais informaram que não têm quem possa auxiliar a criança durante as aulas. 1,4% dos pais não informaram se há ou não quem acompanhe a criança.

Resposta 4 – Entendemos que essa organização deva acontecer da mesma forma como em tempos de “aulas normais” no colégio: construindo com a criança um Plano Pessoal de Estudos (PPE) para que ela se sinta participante da sua organização e aos poucos vá assumindo a responsabilidade com os estudos. O PPE deve ficar em lugar acessível ao filho e aos pais, para que a rotina, tanto da participação às aulas, ou execução das atividades, aconteça e passe a ser o compromisso primeiro da criança. A agenda do aluno é outro instrumento que as famílias têm para ajudar na organização da criança.

Resposta 5 – Em cada aula planejada e em cada interação on-line, levamos em consideração a idade e a capacidade de concentração das crianças. Quanto mais novas, menor a capacidade de concentração. Outro fator que consideramos é o tempo de permanência da criança em frente à tela do computador, tablet ou celular.

Atendendo a estas necessidades das crianças e, pautados no estudo e experiência de especialistas em tecnologias digitais da informação e comunicação na educação, como José Moran e Lilian Bacich, optamos por seguir a tabela de tempo ideal para as crianças em frente à “telinha” e de concentração apresentada a seguir, considerando a idade.

Resposta 6 – Em nenhum momento baixamos o nível de exigência. iniciamos com as atividades assíncronas e numa dinâmica de maior envolvimento e quantidade, pois no início da pandemia a maioria dos pais estavam em casa para auxiliar as crianças.

Quando iniciamos com atividades síncronas e assíncronas, tivemos uma grande parte de famílias retornando às suas atividades, o que nos levou a adequarmos a quantidade, sempre primando pela qualidade das atividades e interações e abordando todos os componentes curriculares, para que no retorno à escola consigamos dar seguimento às aprendizagens previstas no Plano de Ensino de cada Ano do EFAI, de tal forma que não haja prejuízo do(a) aluno(a) no ano seguinte.

Resposta 7 – Entendemos a avaliação como um processo importante “na caminhada” de cada criança durante o seu percurso na escola. A avaliação qualitativa, neste momento, é mais importante do que a avaliação quantitativa. Por isso, estamos atentos à presença da criança nas aulas on-line, em sua participação, na capacidade de fazer perguntas, de responder aos questionamentos da professora, no compartilhamento de suas produções e no desejo de fazê-lo.

Por isso, assim como no ambiente escolar, é tão importante que a criança prepare-se para participar das aulas, com as tarefas realizadas, os materiais em mãos e as suas perguntas sobre o momento, ou sobre a aula anterior. Durante a aula on-line, o aluno será convidado a fazer leituras, interpretações, criar textos, participar de maratona ortográfica e tabuada, entre outros, todos realizados de forma oral.

Nos planos de aula compartilhados diariamente pelos professores, estão expressas as habilidades que se quer desenvolver com o conteúdo que se irá trabalhar. Os professores encaminharão perguntas ou darão dicas para orientar o olhar dos pais ou tutores das crianças para que possam ajudá-las no desenvolvimento da habilidade em desenvolvimento, lembrando sempre que a qualidade sempre será prioritária à quantidade, em outros termos, melhor avançar um pouco aprendendo, do que avançar muito sem aprendizagem.

À medida que vamos desenvolvendo juntos – alunos, professores, pais ou tutores – as habilidades para uma boa aula on-line, também utilizaremos outras formas de avaliar, como o compartilhamento das atividades dos alunos com os professores, através do aplicativo ClipEscola.

Resposta 8 – Os pais, ou responsáveis pela criança, devem baixar o aplicativo ClipEscola no celular, no tablet e no computador e, através da Agenda de Recados do aplicativo, solicitar o atendimento ao Serviço de Orientação Educacional (SOE), que combinará  o atendimento com a professora regente. Se desejar conversar com a coordenação, será necessário solicitar atendimento também através do SOE.

Resposta 9 – Para os pais que trabalham o dia todo, sugerimos que acompanhem o(a) filho(a) na elaboração do Plano Pessoal de Estudo (PPE) e,  no final do dia,  dedique um tempo  para que ele(a) mostre as atividades que fez. Tenham sempre presente a síntese das atividades, enviada às sextas-feiras.

Agindo desta forma, os pais passam a mensagem para os filhos de que  valorizam o esforço deles. Pergunte a eles (elas) se precisam de alguma ajuda, o objetivo não deve ser o de fazer a atividade do(a) filho(a), mas o de orientá-lo(a), naquilo que for possível para que dê conta  dos seus deveres.  Os pais não devem dar aula de qualquer componente curricular, isso é função do professor, mas podem ajudar o(a) filho(a) a se organizar, estimular para o estudo, para a pesquisa, a leitura, a escrita e o registro de suas dúvidas, para apresentá-las ao professor durante a aula.  

Com os pequenos, 1º e 2º ano, a presença dos pais ou de um tutor é bem importante. No caso de nenhum dos pais poder  estar no momento das aulas on-line, um Irmão maior, avô, avó, babá ou um tutor será de grande valia para ajudar na concentração da criança e no registro das atividades que  deverá desenvolver.  Não dá para  pensar que uma criança de sete anos ou menos, consiga participar  de uma interação on-line e fazer as atividades sem a presença de uma pessoa que consiga organizá-la, motivá-la e orientá-la durante e após a aula. 

Resposta 10 – Com certeza esta é uma questão bem delicada, visto que os alunos menores não têm a paciência de permanecer sentados junto ao computador por muito tempo. Ocorrendo a impaciência e desinteresse da criança não dá para “obrigar”. Deixe  criança participando  somente o tempo que conseguir. Anote o que precisa ser realizado (isso para 1º e 2º ano) e procure  incentivá-la a fazer após a  aula da professora. O importante não é somente fazer as atividades, mas realizá-las com atenção e prazer.  Se a criança conseguir fazer as atividades assíncronas (enviadas pelo Portal do Aluno), será muito bom.

Resposta 11 – A família receberá um informativo das atividades desenvolvidas durante os meses de abril e maio, podendo verificar o que ainda não foi trabalhado. A partir do dia 08 de junho, nas sextas-feiras, será encaminhado o roteiro de todas as aulas de segunda à sexta-feira para as turmas do 2º ao 5º ano.

Como ficaremos longe da escola até dia 02 de agosto, liste tudo o que seu (sua) filho (a)  não realizou das atividades encaminhadas e solicite, através do ClipEscola, em Agenda de Recados,  orientações  à professora regente.

Resposta 12 – Construímos um calendário de reposição das aulas contando com o início das aulas presenciais no dia 1º de junho, conforme orientação do Conselho Estadual de Educação (CEE – SC). Como o retorno às aulas presenciais foi prorrogado para dia três de agosto,  publicaremos novo calendário de aulas para garantir  as 800 horas  exigidas pela LDB, notadamente o inciso III do artigo 12 da LDB, sendo que, em função da pandemia, o CNE resolveu liberar as escolas de cumprimem com os 200 dias letivos, mantendo as 800 horas.

Seguimos também as orientações da Secretaria Municipal de Educação de Itajaí,  a Resolução CEE/SC Nº 009, de 19 de março de 2020  e o Parecer 179 do CEE-SC. http://www.cee.sc.gov.br/index.php/acordo-de-cooperacao/1808-resolucao-009-1/file

Resposta 13 – O material didático está em uso desde  a segunda semana da quarentena, quando os materiais foram disponibilizados no Colégio. São referência para o planejamento das aulas, além de que  continuará sendo utilizado no retorno às aulas presenciais. 

Resposta 14 – No retorno às aulas, os professores avaliarão o andamento das aprendizagens até então e farão um planejamento para contemplar as habilidades, competências e objetos de aprendizagem pensados para este ano, de acordo com a proposta da BNCC.

Resposta 15 – A validação ou não do ano letivo depende do Conselho Nacional de Educação. No momento temos que o ano será validado. Estamos trabalhando para isso.

Resposta 16 – O aluno pode acompanhar as aulas pelo computador, pelo tablet, notebook e celular. O ideal é que utilize o computador ou o tablet. Caso esse obstáculo seja intransponível para a família, solicite, através do ClipEscola, em Agenda de Recados,  orientações  à professora regente.

Resposta 17 – Existem alguns impedimentos legais para que se grave e divulgue as aulas on-line, como: direito de imagem dos alunos; exposição do ambiente familiar do professor e dos alunos; direito de imagem do professor.

Temos o cuidado de resguardar  os espaços onde estão se dando as interações on-line. No caso de haver impossibilidade de participar das interações on-line, solicite, através do ClipEscola, em Agenda de Recados,  orientações  à professora regente.

Resposta 18 – Temos uma equipe que diariamente atende aos pais com as questões de acesso às aulas, aplicativo e dispositivos eletrônicos utilizados para as aulas.

  • Dúvidas com relação às aulas (links, horários, acesso, login e senha da EDEBÊ…) – E-mail para sostdic.csi@gmail.com
  • Dúvidas com relação ao aplicativo ClipEscola – WhatsApp – 47 98496-8345
  • Dúvidas com relação aos equipamentos (câmera, rede wi-fi, microfone…) – WhatsApp 47 8484-2858

O atendimento às solicitações será realizado de segunda à sexta-feira, das 7h25 às 11h50 e das 13h25 17h35.

Resposta 19 – O setor administrativo da escola, ciente da dificuldade real que algumas famílias estão enfrentando devido aos problemas econômicos gerados pelo isolamento social, está dialogando com os pais que têm entrado em contato para tratar da mensalidade escolar.

No diálogo procura-se chegar a um acordo que seja bom para a família e para a escola. Temos a preocupação em manter a instituição saudável para podermos honrar também com nossos compromissos, especialmente com a nossa equipe de colaboradores. 

Caso precise conversar, entre em contato pelo e-mail tesouraria@salesianoitajai.g12.br ou WhatsApp 99229-2073.

 

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