Notícias

Orientações para as atividades – Educação Infantil e 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

Prezadas famílias, iniciamos o envio de atividades para estes próximos dias, em que as nossas aulas seguem suspensas por conta do COVID-19. Sabemos que este é um momento novo para todos e queremos esclarecer algumas das dúvidas, que podem estar surgindo neste período.

Como encontro as atividades?

Educação Infantil e para o 1º ano – as atividades estão sendo enviadas para o e-mail cadastrado no sistema. Caso não esteja recebendo os e-mails, escreva para secretaria@salesianoitajai.g12.br com o nome completo do aluno e o e-mail que deve ser atualizado.

Ensino Fundamental 2º ao 5º ano – as atividades estão sendo enviadas para a Caixa Postal, no Portal do Aluno e para os e-mails dos pais.   A senha de acesso foi enviada por e-mail para os responsáveis.

Ensino Fundamental 6º ao 9º ano e Ensino Médio – as primeiras atividades estão sendo postadas na seção de ARQUIVOS do Portal do Aluno.

O que é preciso saber sobre as atividades da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano?

As atividades serão enviadas diariamente e foram desenvolvidas de acordo com a faixa etária da criança. O adulto auxilia com a parte técnica, mas é importante desenvolver a autonomia e, se possível,  deixá-la resolver de acordo com a sua capacidade.

Utilizaremos diferentes formatos, recursos e aplicativos, para tornar as atividades mais dinâmicas e diversificadas.
Organize o local onde a criança vai estudar, criando a “rotina do trabalho da escola em casa”, com horário definido junto com a criança.

Siga a orientação dos professores e separe o material para cada atividade: material, caderno de estudos, folha, computador.

Algumas apresentações podem conter links ou ícones para apertar e interagir com o som e o vídeo. Observe os ícones.

Combine com a criança um tempo para conversarem sobre a atividade realizada: como foi? Qual a maior dificuldade?

O que foi mais fácil? Precisaria de mais tempo do que o combinado? Ou foi mais rápido?

Sugira que o(a) seu filho(a) registre no seu caderno de estudos, ou folha, essas respostas. Assim poderá se autoavaliar e, no retorno, contar para a professora, como foi esta experiência em casa.

Embora as atividades não tenham o objetivo de avaliação, sugerimos que elas sejam arquivadas em uma pastinha com o nome e a data da realização, ou no caderno de estudos (como já é de rotina da criança) para, quando voltarem para o colégio, serem socializadas com a professora. Mas fiquem tranquilos caso não consigam realizar todas elas, pois sabemos que a rotina de algumas famílias dificultará a realização das atividades neste momento.

Importante – as atividades são apenas para uso dos alunos de cada turma. Os vídeos e áudios produzidos pelos professores não podem ser compartilhados.

Problemas técnicos?

Envie um e-mail para sostdic.csi@gmail.com

Principais dúvidas e dificuldades – Educação Infantil e 2º ao 5º ano

Tempo para realização – sabemos que cada família está vivendo uma realidade diferente nesta época. Algumas já estavam esperando as atividades e já estão conseguindo realizar. Outras encontrarão dificuldades de tempo, equipamento, alguém para orientar no caso dos pais já estarem trabalhando… É importante dizer que a escola não pode e nem pretende ser mais um fator de preocupação nesta época. Realize as atividades com as crianças quando, como e se for possível.

Vai ser possível incluir na rotina diária? Ótimo! Vai ser possível fazer uma vez por semana? Tudo bem. Não será possível agora? Tudo bem também! O importante é que seja um momento alegre, de se conectar com a escola e desenvolver habilidades.

Vai ter aula online? Ao vivo? – para as crianças, não planejamos aulas “on-line”.. Este formato demanda o adulto do lado da criança todo o tempo, tendo em vista os cuidados que temos com crianças na internet com a câmera aberta, segurança dos aplicativos utilizados, além da necessidade de que cada professor tenha em sua casa equipamento e internet de qualidade. Sabemos da possibilidade de este período de quarentena durar mais tempo que o planejado; por isso, estamos agilizando a instalação de um novo software de comunicação, que permite este tipo de atividade, caso a escola precise ficar mais tempo fechada.

Como recuperar o conteúdo? Nós não estamos preocupados que as famílias “ensinem” novos conteúdos programáticos. Daqui a alguns anos, os adultos lembrarão das preocupações desta época, mas as crianças lembrarão das brincadeiras e do tempo que ficaram mais pertinho da família. Então, criem boas memórias, compartilhem refeições, assistam bons filmes, rezem e brinquem juntos. O conteúdo, deixa com a gente. Quando voltarmos, teremos tempo e estratégias para fazer isso, da melhor maneira que sabemos fazer: com carinho e presença. Criança feliz aprende rápido! 🙂

Direção e Coordenação da Educação Infantil e Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano.

Comentários

  • 09 abr
    reply

    SORAIA CORDEIRO D AVILA

    Parabéns pela organização.

    Abraços fraternos!

    Júlia D’Avila e família

  • 29 abr
    reply

    Cintia Leao

    Parabéns pelo esforço de toda equipe pedagógica!

Postar um comentário