Lancheira Saudável
Na hora de arrumar os filhos para a escola, uma das grandes dúvidas dos pais é com relação a lancheira. O que mandar? Como fazer um lanche saudável e ao mesmo tempo atrativo? Como fugir dos industrializados? Como conservar? Essas, e tantas outras perguntas, surgem nesse momento.
Pensando nisso, a nossa nutricionista Aline Ogata escreveu estas sugestões:
Para montar um bom lanche, planejamento é a chave do sucesso. Tenha em mente o período que a criança vai fazer esse lanche (matutino ou vespertino) e quais as refeições que o antecederam. Por exemplo: se a criança estuda no período vespertino e almoça em casa em quantidade e qualidade suficiente, o lanche da lancheira pode ter menos carboidrato e mais frutas; porém, se a criança fica até mais tarde na escola, é necessário reforçar essa lancheira com alimentos mais energéticos.
Organize a semana de lanche para que todos os itens estejam disponíveis em casa no momento de montar a lancheira. Uma excelente dica é deixar tudo pré-pronto na noite anterior.
Segue um pequeno roteiro, um passo-a-passo para ajudar nesse momento:
1. Escolha da Lancheira e recipientes: A lancheira deve ser resistente, lavável e térmica. Os potinhos devem ser de plástico, livre de BPA, e com fechamento seguro. A higiene deve ser feita com água e sabão e, após secagem, passar pano com álcool. Uma dica bem bacana é colocar as lancheiras térmicas na geladeira na noite anterior, assim ela vai manter os alimentos frescos por mais tempo.
2. Montagem:
Água: fundamental, indispensável!!!
Frutas e hortaliças: com muita criatividade, você pode criar porções incríveis, partindo da fruta in natura e inteira como a banana, onde você pode fazer uma carinha bem divertida por exemplo. Outras opções são a tradicional salada de frutas; palitinhos de legumes com creme de iogurte; espetinho de frutas; brócolis e couve-flor cozidos; tomate cereja e mini cenoura.
Energia e Proteína: aqui está a maior variedade de itens que podemos utilizar e um simples sanduíche pode ter uma infinidade de recheios. Use maioneses fake feita a base de iogurte com cenoura, brócolis, espinafre, etc. Como fonte de proteína você pode usar ovos, frango, carninha, etc. Enfeite com as folhas. Varie os pães (integrais, ciabatas, caseiros, mini, etc). Salgados assados caseiros, palitinhos de queijo, torradinhas, etc. Ah!!! As crianças amam ovo cozido. Como opção doce, bolos simples (sem recheio e feitos artesanalmente), cookies artesanais e biscoitos caseiros.
Bebidas: sucos naturais são ótimas opções para repor vitaminas e minerais fundamentais para as crianças porém, infelizmente, neste item está o maior problema da lancheira. Os sucos de caixinhas, das mais diversas cores, sabores e formatos, são uma verdadeira “bomba” de açúcares e corantes. Dica: Os sucos naturais podem ser enviados congelados para a escola, assim eles preservam sabor e nutrientes e não correm o risco de azedar. Água aromatizada costumam ser bem aceitas pelas crianças. Os iogurtes também podem ser utilizados, mas observe as informações nutricionais no momento da compra, pois tem muito iogurte no mercado que está cheio de corantes e açúcares.
EVITAR COLOCAR NA LANCHEIRA
• Sucos de caixinha
• Snacks e salgadinhos de pacote
• Refrigerantes
• Isotônicos
• Balas
• Bolos industrializados com recheios e cremes
• Frituras
• Bolacha recheada
• Bolachas industrializadas doces e salgadas
Pensando em tudo isso, lembre-se que o lanche é da criança e por isso a participação dela é fundamental nas escolhas e na montagem da lancheira. A alimentação saudável engloba os 5 sentidos básicos: tato, olfato, paladar, visão e a audição. Por isso alimente o corpo de boa comida, de comida de verdade e assim, você e sua família ganharão muito mais saúde.
Para finalizar, DESCASQUE MAIS E ABRA MENOS!!!!!