Notícias

Gestão de Grupo 2021

O Colégio Salesiano Itajaí instituiu, como elemento curricular, o processo de Gestão de Grupo, que tem por objetivo transformar os grupos em Comunidades de Aprendizagens, compreendidas como pessoas que interligadas por objetivos comuns, no propósito de aprender, passam de um sistema fragmentado de ensino para uma abordagem integrada do currículo, formando uma rede de pessoas que querem aprender, crescer e construir um Projeto de Vida.

O professor regente é o maior líder deste processo. Ele é “GUIA”, é pastor do grupo no exercício da regência e é o maior responsável para que todos possam estar participando de forma efetiva no processo de planejamento, organização, construção de objetivos e metas, protagonismo juvenil e auto e heteroavaliação durante todo o ano letivo.

“Assim como São João Bosco, nós também acreditamos que há em todo o adolescente um potencial muito grande a ser explorado e que deve ser colocado a serviço da Comunidade de Aprendizagem na tarefa de aprender.  Chamamos isso de Protagonismo Juvenil. Quando descobrimos os dons, talentos e habilidades e os usamos para o bem comum, despertamos a autoestima e a valorização da riqueza que há em cada um (“corda que vibra”)”, explica o coordenador de pastoral, professor Clemar Bianchi. Portanto, quando todos se sentem comprometidos e entendem que o processo de aprendizagem é coletivo, cria-se um ambiente favorável para que as aprendizagens aconteçam de forma significativa.

OBJETIVOS DA GESTÃO DE GRUPO

1- Motivar o regente e as Comunidades de Aprendizagens para que estejam comprometidos com sua aprendizagem de forma solidária e colaborativa.
2- Promover o Protagonismo Juvenil para descobrir dons e talentos e colocá-los a serviço da Comunidade.
3- Oportunizar momentos formativos às Comunidades de Aprendizagens para que construam objetivos e metas de grupo.
4- Exercitar a caridade e a empatia para que todos possam experimentar a alegria de aprender.

A GESTÃO DE GRUPO NOS ENSINA:

1- Colocar a pessoa no centro de qualquer processo educativo, para fazer sobressair a sua própria especificidade, a sua beleza, a sua singularidade e a sua capacidade de se relacionar com os outros e com a realidade que a rodeia, rejeitando a cultura do descarte.
2- Educar e educar-nos para acolher, abrindo-nos aos mais vulneráveis e marginalizados.
3- Acreditar na família como a primeira e indispensável educadora.
4- Escutar a voz das crianças, adolescentes e jovens.
5- Fomentar a plena participação das crianças e dos jovens na educação.
6- Cuidar e cultivar a nossa casa comum.

Confira algumas fotos dos primeiros encontros de Gestão de grupo de 2021:

Postar um comentário