Notícias

Conhecendo mais sobre o Bairro Fazenda através de uma carta especial

É muito legal conhecer a história de onde mora, especialmente quando você pode falar diretamente com quem vive por mais tempo no local e tem muitas histórias e lembranças para contar. Essa experiência foi vivida pelo nosso aluno Henrique Pereira Machado do 2° ano B, para cumprir uma das atividades sugeridas pelas professoras.

Henrique é um dos alunos do Colégio Salesiano de Itajaí que está acompanhando o novo modelo de atividades a distância, devido a Pandemia do Covid-19 que paralisou aulas presenciais em todo mundo. Desde então, as professoras passaram a enviar atividades pela internet. Para estudar geografia, a professora Ana Julia passou uma atividade sobre as mudanças do bairro onde mora, e o desafio de entrevistar uma pessoa do seu Bairro (respeitando as normas de segurança de distanciamento social).

A ideia do Henrique, com a ajuda da sua mãe Kátia, foi solicitar a entrevista via carta para o Seu Chico, uma das pessoas mais conhecidas do bairro e que possui uma mercearia localizada na Rua Uruguai. Seu Chico mora há 62 anos na região.

A mãe do Henrique levou a carta escrita por ele até o seu Seu Chico, e para a sua surpresa ele não mediu esforços para responder naquele mesmo momento o pedido do Henrique. E assim começou o inicio de um lindo trabalho desenvolvido pelo aluno, que estava tão orgulhoso de receber pela primeira vez a resposta de uma carta. Uma emoção sem tamanho, conta a mãe Kátia!

Na resposta da carta, Seu Chico relatou que foi morar no Bairro Fazenda ainda menino com 5 anos de idade. Ele contou que o Bairro Fazenda não possuía estradas e ruas, e sim pastos que deixavam a região bastante deserta. Além disso os vizinhos moravam afastados uns dos outros. Seu Chico possuía apenas um vizinho em que era possível ver a casa bem de longe. A única estrada de ferro da época passava na Contorno Sul, um cenário muito diferente do que podemos ver hoje.

Ao ler toda a resposta do Seu Chico, Henrique e sua mãe correram para a janela do prédio onde moram no Bairro Fazenda e ficaram contemplando a vista, tentando imaginar através da vista de hoje como poderia ser antigamente de acordo com cada referência concedida pelo Seu Chico.

A emoção do Henrique ao descobrir por meio do Seu Chico como era o bairro Fazenda há 62 anos ajudou ele a  entender como era aquele tempo sem comércios, casas, prédios, além das ruas e estradas que tem tantos carros hoje o que para nós é tão comum, especialmente para o garoto que já nasceu com tudo tão diferente.

A Kátia, mãe do Henrique, nos relatou o quão feliz ele ficou com o resultado desta atividade, não somente por ter conhecido mais sobre o Bairro Fazenda, mas por vivenciar a experiência de entrevistar o Seu Chico (via carta) e receber com tanto carinho e cuidado tantas informações legais e curiosas de onde mora.

Parabéns ao Henrique pelo lindo trabalho e muita saúde ao Seu Chico!

Confira a foto da mercearia e da carta enviada pelo Seu Chico ao Henrique:

Comentários

  • 14 maio
    reply

    Roseeneide Martins (vovó do Henrique)

    Estou muito orgulhosa e feliz, com a curiosidade do Henrique, em conhecer pessoas que fazem parte da história de Itajaí, especialmente do bairro onde mora. Agradecendo ao seu Chico,
    pelo cainho que respondeu a carta do Henrique.
    Parabéns a Katia, Henrique e seu Chico.

  • 15 maio
    reply

    Karina

    Parabéns pela iniciativa! Quanto aprendizado! Realmente uma experiência incrível!

Postar um comentário