As descobertas de quem tem uma Quitanda
Ter uma quitanda não é algo fácil, precisa saber matemática, conhecer as frutas, os legumes, e todos os alimentos saudáveis que uma quitanda bem equipada tem, além disso, tem que atender bem os clientes e oferecer para eles os melhores produtos. Um verdadeiro administrador sabe de tudo isso, e a prova é o nosso empenhado aluno Rafael Costa de Souza que está atividades enviadas para colocar em prática os ensinamentos da professora, e tem se saído muito bem.
Rafael tem apenas quatro anos e estuda no Infantil II A com a Professora Taís. Recentemente, uma das aulas teve como tema: Quitanda – e tudo que a envolve. O garoto não perdeu tempo e abraçou todos os desafios propostos pela professora nesta atividade, e, com a ajuda dos seus pais e da irmã, a Beatriz Costa de Souza (também aluna do Salesiano Itajaí no 5º A) Rafael descobriu inúmeras situações ao iniciar a quitanda na sala de sua casa.
A “Quitanda do Seu Rafael” virou um sucesso na sua casa, a sua mãe Andreara relatou toda a experiência fascinante que Rafael percorreu na execução da atividade. A primeira grande descoberta se deu quando Rafael foi entendendo o que era uma quitanda (conhecida pelo garoto como Verdureira, Mercado, entre outros) e o que tinha neste local, quais eram as frutas e legumes, e até mesmo outros alimentos como temperos e especiarias. Logo em seguida, a professora pediu que os alunos inventassem uma fruta, e a criação do pequeno Rafael foi a Cenana: mistura de cenoura com banana. Por aqui ficamos muito curiosos como seria essa fruta rica em cálcio e vitamina D, carro chefe da “Quitanda do Seu Rafael”, nome carinhosamente cedido pela mamãe.
A construção da quitanda contou com a ajuda de toda família, desde a escolha do nome do estabelecimento até a concepção do dinheiro e da balança. Sua irmã Beatriz foi a fiel cliente que realizou “diversas compras” na quitanda do irmão. Rafael durante a brincadeira e aprendizado mostrou muita responsabilidade e não deixava nada sair sem pesar na balança. Também fazia questão de contar o dinheiro, e chamava atenção de sua cliente caso faltasse. Um verdadeiro empreendedor!
A mãe Andreara relatou que Rafael demonstrou muito aprendizado durante esta atividade. Além de aprender sobre as frutas, legumes, ele aprendeu sobre o valor do dinheiro, a ideia de pesar o alimento, higienizar (principalmente neste período de Pandemia do Coronavírus), a atender o cliente oferecendo outros produtos e conferindo bem o troco. Mas o principal foi a curiosidade que despertou no garoto sobre os legumes, e o que antes ele evitava comer, já começou a experimentar.
Mesmo após a atividade ser entregue para a professora, a “Quitanda do Seu Rafael” ainda está pela casa guardada com muito orgulho pela família. Rafael com certeza aprendeu bastante e vai guardar em sua memória aprendizado divertido.
Parabéns Rafael e família – continuem aproveitando todos os momentos juntos para aprender e se divertir.
Confira as fotos da “Quitanda do Seu Rafael” e um lindo vídeo do YouTube que ela interage com a sua cliente fiel, sua irmã Beatriz:
Link do vídeo da “Quitanda do Seu Rafael“: Clique aqui!