Alunos do 2ºEM B aprendem sobre temas relacionados à cognição e emoções durante aulas da regência
Durante as aulas com o professor regente, as turmas têm a oportunidade de trabalhar temas e conteúdos diferenciados, que os alunos e o professor consideram importantes. Estes momentos, além de auxiliarem no desenvolvimento integral do aluno, também oportunizam o crescimento e a união do grupo.
Exemplo disso é a experiência que os alunos do 2º ano B do Ensino Médio estão tendo durante seus encontros on-line de regência com o professor Jeferson, de Matemática. Tudo começou quando, no início da suspensão das aulas devido à Pandemia do Covid-19, o professor regente percebeu que os alunos precisavam de algo a mais para conquistar mais ânimo e coragem para enfrentar este período tão novo e abrupto para eles. Foi então que ele explicou que o ideal para o ser humano é estar em estado flow, que é um estado mental de felicidade, satisfação e envolvimento ao fazer uma atividade. Por isso, decidiram separar quatro temas por grupo de alunos para estudarem e conquistarem este estado flow.
Começaram pelo tema Empatia e o grupo responsável produziu um material especial, com pesquisas e sentimentos comuns, entendendo a empatia como a capacidade de você analisar uma situação que você não vive e tentar ser o mais compreensível possível. O segundo grupo abordou o tema “desempenho nos estudos”, como as pessoas podem uma colaborar com a outra, dicas de como melhorar a forma de absorver e aprender determinado assunto, e assim puderam compartilhar acertos e erros.
O terceiro grupo abordou a Teoria da Procrastinação e, por meio de pesquisas científicas, puderam entender que o corpo se habitua em fazer atividades divertidas como ver Netflix, se conectar por horas nas redes sociais, entre outras. Porém, é possível reverter esta situação, alterando o entendimento do corpo a gostar mais ainda de aprender assuntos novos, por meio de leituras, estudos e atividades que devem ser realizadas sem deixar para depois. Por fim, o quarto grupo abordou o tema Orgulho, tudo que envolve este tema, principalmente para pessoas que evitam demonstrar que possuem dúvidas, por orgulho de não o acharem bom o suficiente ou o menosprezarem.
Todos estes temas se entrelaçaram e permitiram que esta turma percebesse o quão importante é ter como prioridade os estudos, mas sempre observando o próximo, para auxiliá-lo e entender a sua dificuldade, bem como estudar com o propósito de melhorar seu desempenho e não ter vergonha de errar ou demonstrar algo que (ainda) não sabe.
E foi desta forma que recebemos uma análise perfeitamente bem colocada da aluna Laura, da turma do 2º ano B, que esteve no grupo sobre empatia e buscou entender o que esta palavra tão falada ultimamente tem grande poder sobre o que somos e como lidamos com o próximo. Confira:
“A empatia é antídoto para a vida. É aprender a não diminuir a dor do outro. É, sobretudo, saber ouvir e respeitar as vivências e princípios de cada um, independente de quem for. Empatia é privilégio; é você analisar uma situação em que você não vive e tentar ser o mais compreensível possível. É definitivamente um tópico a ser discutido e exercitado, já que assim como qualquer outro aprendizado, não é um processo automático ou natural. Dito isso, na manhã da última sexta-feira, durante a aula de matemática, os alunos do 2ºB abordaram o tema escolhido pelo regente Jeferson. É de extrema importância que durante esse momento tão vulnerável e estrambótico, pensemos em como devemos agir para, além de continuarmos a desenvolver nossas habilidades como alunos, pararmos para pensar em como podemos evoluir como seres humanos em relação ao que éramos antes. Afinal, tudo mudou; não será mais como costumava ser. Não pensaremos da mesma forma, não olharemos para o mundo com os mesmos olhos. Portanto, seria interessante que tirássemos um momento para pensar em como estamos lidando com a situação, tanto em relação ao outro, quanto para com nós mesmos. Vivemos em diferentes cenários, diferentes realidades e oportunidades. Que a partir desse momento, aqueles que ainda não tinham parado para pensar sobre, saibam como esse pensar é essencial. Se trata de uma situação atípica, que talvez possa estar tentando nos mostrar as milhares de coisas que consideramos comuns, mas que não deveriam ser. Espero do fundo do meu coração que a empatia deixe de ser praticada apenas na teoria, e que cada vez mais, mais pessoas se esforcem para realmente praticá-la. Se tem uma coisa que todos sentimos, é dor; se hoje você enxerga o outro, amanhã alguém te enxergará. Todo o meu apoio e carinho a vocês e suas famílias.”
Laura Rothenburg
Estamos muito felizes em acompanhar o progresso dos alunos e a forma tão bem conduzida que os professores compartilham questões como estas aos alunos no geral. Confira o registro fotográfico destes encontros online: