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Orientações Pedagógicas – Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio

Perguntas  mais  frequentes sobre questões pedagógicas, administrativas e tecnológicas durante o período das aulas remotas:

Estas orientações são referentes às turmas de 6º EFAF ao 3º EM. As orientações para as turmas do período vespertino serão publicadas em breve.

      1. É necessário participar das webclasses?
      2. Há obrigatoriedade na realização das atividades encaminhadas?
      3. Como acompanhar o cronograma das aulas?
      4. Como devo proceder para orientar meu(minha) filho(a) a participar das aulas e estudar em casa?
      5. O nível de ensino diminuiu com as aulas remotas?
      6. Onde eu encontro os registros de ausências e participação do(a) meu(minha) filho(a)?
      7. Como está acontecendo a avaliação?
      8. Como proceder para ser atendido pelo professor do meu filho?
      9. Como os pais que trabalham o dia todo podem orientar e acompanhar os filhos nas aulas on-line e nas atividades encaminhadas?
      10. Como lidar com meu (minha) filho (a) que está com as atividades atrasadas?
      11. Quando a escola publicará o calendário de reposição das aulas e como acontecerá essa reposição?
      12. O material didático adquirido para este ano será utilizado?
      13. No retorno ao Colégio, as aulas ministradas remotamente serão retomadas?
      14. Este ano letivo será validado?
      15. Temos um dispositivo eletrônico para as aulas, e temos dois filhos que têm aulas no mesmo momento. Como proceder?
      16. Por que as aulas on-line não estão sendo gravadas e disponibilizadas às famílias?
      17. Tenho dificuldade em baixar os aplicativos solicitados e de acesso às aulas on-line, como a escola pode me ajudar?
      18. Como o Colégio está lidando com a família que está, neste momento, com dificuldade de honrar seu compromisso com a mensalidade escolar?
      19. Glossário

Respostas:

Resposta 1 – As aulas são obrigatórias. O aluno deverá estar presente nas aulas assim como se fora presencial. Responderá chamada e deverá comunicar ao professor quando tiver problemas com sua internet ou dispositivo eletrônico.

Diariamente a escola está entrando em contato com as famílias cujos(as) filhos(as) não participam das aulas e, no caso de persistência das ausências é encaminhada uma carta registrada ao Responsável. Não havendo retorno dos pais, a escola tem obrigação de informar ao Conselho Tutelar.

Estas medidas atendem a Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) que diz em seu artigo 12, incisos VII, que as escolas têm a incumbência de informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola e, atendendo ao Estatuto da Criança e do Adolescente que em seu artigo 129, inciso V, determina que os pais ou responsáveis devem matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua frequência e aproveitamento escolar.

Resposta 2 – Todas as atividades que são encaminhadas devem ser realizadas dentro do prazo estipulado pelo professor. A entrega ou apresentação no prazo é um critério de avaliação.

Resposta 3 – O quadro de horários, o link das aulas e os Planos de Aula são encaminhados através do ClipEscola e pelo e-mail dos alunos. No momento da aula, os professores encaminham atividades que o aluno deverá fazer durante a aula. Sua participação efetiva é um critério de avaliação.

Resposta 4 – O(a) aluno(a), com ajuda da família, deve estabelecer uma rotina de aula e estudo em casa, como se fora nas aulas presenciais. Caso não consiga acompanhar, especialmente o que tem laudo médico, os pais devem entrar em contato com o Serviço de Orientação Educacional (SOE), através do aplicativo ClipEscola ou pelo telefone (47) 98496-8343.

Além do horário regular do período matutino, é necessário criar a rotina de estudo em outro período, em um local tranquilo, onde o(a) filho(a) possa se concentrar para realizar as leituras, pesquisas e/ou tarefas. A rotina colabora para o êxito das aprendizagens.

Um adolescente deve dormir de oito a nove horas por dia. Durante o sono, o cérebro gera memória de longo prazo dos conceitos e procedimentos que  a pessoa se esforçou para assimilar tanto durante as aulas, como  no horário de estudo.

Resposta 5 – O nível de ensino não baixou. As aulas remotas são diferentes das aulas presenciais. Os professores estão trabalhando para desenvolver as habilidades e competências presentes que estão no Plano de Ensino, construído antes do início do ano letivo. Os Planos de Aula socializados  mostram que estamos seguindo o programa do ano letivo de 2020.  Tanto os pais como os alunos(as) podem acompanhar os Planos de Aula que foram socializados em abril pelo e-mail de cada aluno(a) e, a partir de meados de maio estão sendo compartilhados também pelo aplicativo ClipEscola.

A sensação de que tenha baixado o nível ou que as aulas não estejam acontecendo pode ocorrer porque talvez o seu(sua) filho(a) não esteja efetivamente participando das Webclasses  e dedicando tempo ao estudo.

Resposta 6 – As ausências, a qualidade da participação e as entregas (ou não) das atividades solicitadas pelo(as) professores(as) estão sendo registradas no sistema acadêmico (Portal do Aluno – Ocorrências). Para ver estes registros, os pais devem seguir os passos:

  1. Acessar a Área Restrita do site do Colégio (http://salesianoitajai.g12.br) com o Usuário e Senha do(a) aluno(a).
  2. Clicar no “quadrado perfeito” da barra superior e em PA – Portal do Aluno. 
  3. No menu do lado esquerdo, clicar em “Ocorrências”.

Resposta 7 – Quanto à avaliação durante este período de aulas não presenciais, estamos seguindo as orientações de estudiosos do ensino através das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), como José Moran e Lilian Bacich, entre outros.

Procuramos organizar as aulas de tal forma que os alunos sejam ativos, participando efetivamente com a leitura, pesquisa, discussão, resolução de problemas e construção coletiva dos conceitos, entre outros. As estratégias didáticas utilizadas são: construção de textos compartilhadas pelo Google Drive;  a utilização de aplicativos como o Padlet, Canva, Kahoot,  quadro interativo;  atividades encaminhadas ao professor por e-mail; memória de aula com registros no caderno ou nos aplicativos indicados, caderno digital socializado com o professor, avaliações e atividades interativas no portal Edebê.

Estamos investindo na avaliação formativa, ou seja, todos os envolvidos no processo de aprendizagem são avaliadores e avaliados. O feedback é dado ao(à) aluno(a) durante o processo, no momento da aula. A postura do(a) aluno(a) deve ser de estudar pra aprender e não para “ganhar nota”.

Resposta 8 – Tanto os pais como o(a) aluno(a) devem baixar o aplicativo ClipEscola no  celular, no tablet e no computador.

As dúvidas sobre encaminhamentos das atividades devem ser dirimidas durante a aula, com o professor, por chat ou oralmente. Os professores deixam o chat disponível aos alunos  durante a aula. Neste espaço, os(as) alunos(as) podem registrar suas dúvidas e solicitar ajuda.

Para os pais, a opção é utilizar a Agenda de Recados do App ClipEscola e solicitar o atendimento através do Serviço de Orientação Educacional (SOE).

Resposta 9 – Para os pais que trabalham o dia todo, sugerimos que acompanhem o(a) filho(a) na elaboração do Plano Pessoal de Estudo (PPE) e, no final do dia, tirem dez minutos para que ele(a) mostre o que estudou: pesquisas, tarefas e atividades realizadas. Os pais também devem acompanhar os registros de Ocorrências no Portal do Aluno.

Agindo desta forma, os pais passam a mensagem para os filhos de que  valorizam o esforço deles. Ao perguntar se eles precisam de alguma ajuda, o objetivo não deve ser o de fazer a atividade do(a) filho(a), mas o de orientá-lo(a), naquilo que for possível para que dê conta  dos seus deveres. Os pais não devem dar aula de qualquer componente curricular, isso é função do professor, mas podem ajudar o(a) filho(a) a se organizar, estimular para o estudo, para a pesquisa, a leitura, a escrita e o registro de suas dúvidas, para apresentá-las ao professor durante a aula.

Resposta 10 – Todo Plano de Aula que está sendo desenvolvido através das atividades remotas será validado para este ano letivo, portanto, é muito importante que o aluno esteja em dia com o que está sendo lecionado.

É importante que mantenha-se acompanhando as aulas que estão acontecendo diariamente. Caso precise de ajuda para esta orientação, ou tenha perdido aulas, entre em contato com o SOE (Serviço de Orientação Educacional), através do aplicativo ClipEscola ou pelo telefone (47) 98496-8343.

Resposta 11 – Construímos um calendário de reposição das aulas contando com o início das aulas presenciais no dia 1º de junho, conforme orientação do Conselho Estadual de Educação (CEE – SC). No entanto, não temos nenhuma previsão oficial de retorno às aulas presenciais. Seguimos também as orientações da Secretaria Municipal de Educação de Itajaí. O que regulamenta este momento de aulas remotas é a Resolução CEE/SC Nº 009, de 19 de março de 2020 e o Parecer 179 do CEE-SC.
http://www.cee.sc.gov.br/index.php/acordo-de-cooperacao/1808-resolucao-009-1/file

Resposta 12 – O material didático está sendo utilizado nas Webclasses e são referência para o planejamento das aulas, além de que continuará sendo utilizado no retorno às aulas presenciais.

Resposta 13 – No retorno às aulas, os professores avaliarão o andamento das aprendizagens até então e farão um planejamento para contemplar as habilidades, competências e objetos de aprendizagem pensados para este ano.

Resposta 14 – A validação ou não do ano letivo depende do Conselho Nacional de Educação. No momento temos que o ano será validado. Estamos trabalhando para isso.

Resposta 15 – O aluno pode acompanhar as aulas pelo computador, pelo tablet, notebook e celular. O ideal é que utilize o computador ou o tablet. Como o tablet (ou notebook) é um recurso que utilizamos na escola nas aulas presenciais, fazendo parte do material escolar, acreditamos que todos os alunos do Sexto ano ao Terceiro ano do EM o possuam.

Resposta 16 – Existem alguns impedimentos legais para que se grave e divulgue as aulas on-line como: direito de imagem dos(das) alunos(as) e do(a) professor(a); exposição do ambiente familiar do professor e dos alunos. Além disso, o fato de gravar a aula com adolescentes, torna a participação deles mais complicada pelo receio que têm à exposição e de mostrar suas produções, deixando de fazer intervenções ou perguntas e de participar dos debates e da construção coletiva dos conceitos.

Resposta 17 – Temos uma equipe que diariamente atende aos pais com as questões de acesso às aulas, aplicativo e dispositivos eletrônicos utilizados para as aulas.

  • Dúvidas com relação às aulas (links, horários, acesso, login e senha da EDEBÊ…) – E-mail para sostdic.csi@gmail.com
  • Dúvidas com relação ao aplicativo ClipEscolaWhatsApp – 47 98496-8345
  • Dúvidas com relação aos equipamentos (câmera, rede wi-fi, microfone…) – WhatsApp 47 8484-2858

O atendimento às solicitações será realizado de segunda à sexta-feira, das 7h25 às 11h50 e das 13h25 17h35.

Resposta 18 – O setor administrativo da escola, ciente da dificuldade real que algumas famílias estão enfrentando devido aos problemas econômicos gerados pelo isolamento social, está dialogando com os pais que têm entrado em contato para tratar da mensalidade escolar.

No diálogo procura-se chegar a um acordo que seja bom para a família e para a escola. Temos a preocupação em manter a instituição saudável para podermos honrar também com nossos compromissos, especialmente com a nossa equipe de colaboradores.

Caso precise conversar, entre em contato pelo e-mail tesouraria@salesianoitajai.g12.br ou WhatsApp 99229-2073.

Resposta 19 – Glossário:

  1. Canva é uma plataforma de design gráfico que permite aos usuários criar gráficos de mídia social, apresentações, pôsteres e outros conteúdos visuais.
  2. Webclasses: aulas através da internet (no nosso caso, utilizando a ferramenta cisco-webex).
  3. ClipEscola – Aplicativo de comunicação e agendamento das atividades escolares.
  4. Padlet – Ferramenta online que permite a criação de um mural ou quadro virtual dinâmico e interativo para registrar, guardar e partilhar conteúdos multimídia.
  5. Kahoot – Plataforma de aprendizado baseada em jogos. Seus jogos de aprendizado, “Kahoots”, são testes de múltipla escolha que permitem a geração dados a partir das respostas dos usuários e podem ser acessados por meio de um navegador da Web ou do aplicativo Kahoot.

Comentários

  • 01 jun
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    Keity

    Excelente a manifestação da escola para esclarecer dúvidas pertinentes a muitos pais.
    Mesmo em meio a está nova rotina, a escola não tem medido esforços para humanizar e trabalhar as habilidades necessárias para seus educandos ….é um momento de revermos conceitos e respeitar limitações…..parabéns pela incansável busca do ACERTAR…..

  • 02 jun
    reply

    Mariana Recalcatti Broenstrup

    Bom dia! Esclareceu Muitas das minhas dúvidas! Obrigado!

  • 02 jun
    reply

    Débora C. Brandt

    Obrigada por todos os esclarecimentos. Acredito que a escola encontrou a melhor fórmula possível para fazer com que nossos filhos sejam minimamente prejudicados por tudo que vem acontecendo. Meu agradecimento à direção, equipe pedagógica e principalmente aos professores, que estão tendo que se reinventar mais uma vez.

  • 23 jul
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    Marcia Silva Duarte

    Parabéns a excelência nas aulas da professora de Lingua portuguesa Ariane (7B)…
    Uma mistura de amor, firmeza, e qualidade…
    Ela é top !!!

  • 19 ago
    reply

    Marcia Silva Duarte

    Tda Rede Salesiana…Parabéns !!!
    Tda coordenação… Parabéns !!!
    Tds os professores …Parabéns !!!
    Tds de uma forma geral administrando seus mundos particulares, adversidades pessoais…mas sem faltar com o compromisso de oferecer aulas com qualidade…Lindo se se ver !!!

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