ARTIGO: 5 DICAS PARA ENSINAR CRIANÇAS A TER MAIS ORGANIZAÇÃO PESSOAL
Ensinar organização pessoal para crianças é um desafio, concorda?
Afinal ser organizado se refere a uma boa quantidade de comportamentos: saber a hora certa para os rituais de alimentação e higiene, a hora de brincar, guardar brinquedos, hora da tarefa de casa, etc. Todos sabemos que a organização é uma vantagem pessoal que nos ajuda a cumprir metas, objetivos e atingir sonhos e que isso é algo bom de ensinar para as crianças, mas como ajudar as crianças a aprender sobre organização? Como ensinar as crianças quando muitas vezes nós mesmos estamos precisando de ajuda para tal?
Quando você tem filhos, você quer que eles mantenham-se bem organizados.
No início, você deve ensiná-los o valor de ser organizado, mas antes de tudo devemos compreender que se organizar é algo que se deva fazer de bom humor e para melhorar o humor. Uma maneira de fazer isso é você mesmo ser organizado.
Quem aprende a ser organizado desde a infância tem vantagens
Dê-lhes as ferramentas adequadas para a organização. A maioria das escolas vai dar uma lista de materiais no início do ano letivo. Procure obter pastas de arquivos e cadernos espirais para cada matéria. Obtê-los em cores diferentes e rotulá-los de modo que a criança entenda a diferença de cada um ajudará muito no quesito de organização.
Ensine-os a fazer tarefas que eles podem lidar organizando a mochila deles e mostrando que eles não podem perder papéis importantes principalmente quando vem da escola.
6 dicas para ensinar crianças a ter organização pessoal
1. Aprender para ensinar
Os pais são os exemplos maiores para os filhos. À medida que eles crescem, comece a dar-lhes liberdade para fazer as coisas sozinhos. Se eles esquecerem algo, procure não repreendê-los. Use fatos como esse como uma ferramenta de aprendizagem. Muitas vezes não sabemos como lidar com nossa própria desorganização e para ajudar os filhos temos que aprender antes, nada mais normal.
2. Como saber a hora certa de ensinar uma nova fase de organização?
Você deve começar a ensinar aos filhos as suas ferramentas de organização assim que eles tiverem idade suficiente para compreender o conceito. Não tente forçá-los a fazer coisas que eles ainda não têm idade suficiente para fazer, pois isso só vai frustrá-los, mas dar-lhes um bom exemplo é sempre importante.
3. Ensine a utilizar listas e ter prioridades desde cedo
Você também pode ensinar seus filhos a fazerem uma lista de atribuições anotando as lições a serem feitas todos os dias. Essas ferramentas a maioria das escolas estão oferecendo aos estudantes de hoje para ensinar-lhes o valor da organização. O velho “cachorro comeu meu dever de casa” não é uma boa desculpa. A questão do smartphone, tablet e mídias sociais também são pontos importantíssimos a se levar em consideração na hora de ensinar a criança a selecionar prioridades.
4. Comece pelo quarto
Ensine a eles, quando eles tiverem idade suficiente, como manter seus quartos arrumados. Ensine também sobre a importância de lavar os uniformes toda semana e peça-lhes que coloquem a sua roupa suja sempre no lugar certo. Ensinando desde pequeno, quando crescerem, eles poderão fazer a sua própria lavanderia. Você pode se sentir um pouco cruel colocando seus filhos para fazerem essas tarefas, mas apenas o oposto é verdadeiro.
Se você fizer tudo para eles, provavelmente eles crescerão sem ter organização pessoal.
5. A casa é uma miniatura de uma vida adulta
Uma boa maneira de desenvolver o senso de organização nos nossos filhos é ensinando-lhes desde cedo a contribuir com as tarefas domésticas.
O infográfico abaixo nos dá um guia de como podemos fazer isso:
Fonte: https://blog.terapiadebolso.com.br/6-dicas-para-ensinar-criancas-a-ter-organizacao-pessoal/
COLABORAÇÃO DO SOE E DO SOD