Nautas e Girolhar – formação para os educadores
Elaborar o material que será usado em sala de aula é um momento de grande responsabilidade. Textos, imagens, atividades, brincadeiras… Todo o colorido do conteúdo toma forma na sala de aula, na mão dos professores e professoras que abrem os livros, todos os dias, com as crianças. Por isso que encontros de formação, reunindo autores e professores, são muito importantes. Foi o que aconteceu no Colégio Salesiano Itajaí, no dia 19 de outubro, reunindo os professores das escolas Salesianas de Santa Catarina e do Paraná.
O encontro iniciou com um momento de espiritualização para todos os presentes, organizado pelo coordenador de pastoral, Clemar Bianchi. Depois os grupos se dividiram de acordo com o material utilizado.
As turmas da Educação Infantil e 1º ano utilizam o material GIROLHAR e trabalharam com Aline Pinto, uma das autoras do material. A coordenadora pedagógica de Balneário Camboriú, Tatiana Pahl, comenta que ela foi muito assertiva nas suas falas, reflexões e oficinas, que possibilitaram bastante participação das professoras. Djane dos Santos, coordenadora de Itajaí, lembrou que o livro está completando um ano de utilização e que o o encontro possibilitou uma avaliação, com questionamentos, interação e um “gira-gira” entre o olhar das professoras e da autora, em momentos de grandes aprendizagens.
A equipe de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental iniciará, em 2020, o trabalho com a nova coleção Nautas, lançamento da editora Edebê. Isabel, autora do livro de Matemática e Fernanda, autora do livro de língua portuguesa, organizaram um trabalho bem dinâmico para apresentar as novidades. Emília Mendes, coordenadora pedagógica do Salesiano, fala que este momento é sempre muito esperado pelas professoras e que o encontro possibilitou muita interação. “Esta é a nossa dinâmica: sempre com muito estudo e interação, para o sucesso do processo em sala de aula”, completa Emília.