Visita à entidade beneficente Lar da Criança Feliz
No dia 2 de agosto, a professora Iria levou-nos a uma aula-passeio na instituição de caridade: ?Lar da Criança Feliz? que é uma ONG (Organização Não Governamental) fundada pela senhora Elza Evaristo Lessa. Com o objetivo de realizar a proposta do livro da RSE, a qual é produzir uma propaganda para a TV ou rádio ou anúncios em FOLDERS de uma entidade beneficente.
A nossa recepção foi feita pela funcionária do local, a Alciléia, que nos mostrou a casa e explicou-nos sobre o trabalho desenvolvido.
As crianças mostraram muita empolgação e alegria com a nossa chegada. Houve uma grande interação nas brincadeiras propostas, (roda, esconde-esconde, pega-pega, leitura de livrinhos, atividades no parquinho etc.) foi um imenso prazer para nós, e, principalmente para eles. Entre todas as brincadeiras feitas, a que eles mais gostaram foi a dança da chuva, ficaram felicíssimos.
No meio da tarde, foi servido o lanche, o qual nós levamos para compartilhar com todo o pessoal do abrigo. Logo em seguida, a presidente responsável pelo lar, senhora Nora Silvia Fernandes Antunes que dedica sua vida há 12 anos àquelas crianças, cedeu-nos uma parte de seu tempo para a entrevista.
Verificamos que o no Lar da Criança Feliz, estão abrigadas 16 crianças (das idades de 0 a 12 anos), e trabalham 13 pessoas, fundamentais no alcance do objetivo do lar, que é zelar pela saúde, educação e o bem estar da criança.
Surpreendemo-nos ao descobrir que o procedimento de adoção é bem complicado. Porque cada criança tem uma história diferente, e geralmente vem de famílias humildes e são vítimas de espancamento, abandono, descuidos, envolvimento dos pais com drogas e assédio (maus tratos em geral), que são denunciadas geralmente por vizinhos e parentes. Por isso, necessitam de uma família que realmente dê a eles a chance de ser feliz.
Todas elas têm acesso ao estudo, e os maiores se responsabilizam pelos menores quando saem do abrigo para atividades escolares, e cursos profissionalizantes.
As crianças nos mostraram ser e estar felizes da maneira com que são tratadas, e com certeza, nenhuma delas se sente sozinha com aquela grande família adotiva que eles têm.
Essa visita foi extremamente inesquecível, que despertou dentro de nós o amor para com todos eles, a percepção de que todos somos iguais independente das origens, cores e raças, e principalmente a valorização de tudo que temos.
Foi muito gratificante, e creio que será um aprendizado que levaremos por toda a vida! Muito Obrigada professora Iria pela atenção e dedicação, e um agradecimento mais que especial pela disponibilidade do Lar da Criança Feliz, que nos recebeu de braços abertos e nos tratou com toda atenção e carinho.