Um momento de troca e crescimento – Terceiros anos EM
No dia 13/03/2008, na aula de Língua Portuguesa com os alunos
dos 3º anos do Ensino Médio, foi trabalhado um
instrumento de extrema importância na construção
das habilidades e competências: o debate. Este instrumento
educacional nos dá condições de preparar o aluno
para saber ouvir, argumentar e se posicionar mediante ao tema
proposto. Desta forma a atividade funcionou da seguinte maneira:
1º
passo: Foi pedido aos alunos que pesquisassem as reportagens (Revista
Veja, Revista Isto ?, do dia 27 de fevereiro de 2008 e um
texto do Frei Beto (este entregue em mãos) referente a Fidel
Castro e sua renúncia. A leitura prévia foi pedida no
dia 28/02/2008 para que, no dia em questão, os alunos
estivessem preparados para um debate.
2º
passo: No dia da aula estipulada, os alunos entraram em sala
ansiosos, mas antes de começar, pedi que registrassem, em uma
folha, as idéias principais de cada texto. Sabemos que
teríamos em mãos, três visões
diferenciadas, pois cada um seguia uma determinada linha de
pensamento. Este trabalho foi feito individualmente.
3º
passo: Após o registro das idéias principais, foram
feitos grupos com quatro alunos e somente aí poderiam
discutir, no pequeno grupo, os conceitos de cada texto chegando a
conclusão que tinham três opiniões: a
conservadora, a da oposição e a intermediária.
Cada grupo ficou também responsável em defender uma
opinião, ou seja, um texto e formular uma pergunta para outro
grupo sobre o tema. Neste momento senti que os alunos, com a leitura
prévia, já tinham condições de
proporcionar um questionamento capaz de interagir com as opiniões
dos grupos contrários ao dele.
4º
passo: Do pequeno grupo passaram ao grande grupo. Agora separados de
acordo com os textos a serem abordados. De um lado da sala ficou o
grupo defendendo a Revista Veja, do outro a Revista Isto ?, e
um outro grupo sobre o texto do Frei Beto. A partir deste momento as
perguntas foram lançadas e mantendo a vez e o respeito, cada
grupo foi respondendo e se colocando perante o grupo e a proposta.
5º
passo: Depois desta etapa fechamos o debate e os alunos chegaram a
conclusão que as opiniões são diversas, mas com
a leitura e a discussão podemos ter a nossa
opinião e saber respeitar as demais, pois sempre
existirá o lado positivo e negativo da mesma situação.
Como professora da disciplina só posso dizer que foi um
momento enriquecedor para nossos alunos e mais uma vez o
posicionamento crítico, que se constrói através
da leitura, é uma forma de colaborar com a edificação
de um cidadão consciente e atuante.
VALEU MENINOS E MENINAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Profª
Vânia Lúcia da Costa Maia dos Santos, MSc.