Notícias

Quintos anos participam de bate-papo sobre o WhatsApp

As turmas dos 5ºs anos participaram, na primeira semana de abril, de um bate-papo especial sobre redes sociais e internet, com foco no WhatsApp. A conversa foi conduzida pela jornalista da escola, Gisele Mendes, e acompanhada da orientadora disciplinar, Aline Coelho. O objetivo foi orientar as crianças quanto aos cuidados necessários ao utilizar estes recursos, já que muitas já estão utilizando. 

De acordo com os Termos de Uso do aplicativo, o WhatsApp destina-se a quem tem mais de 13 anos. Para quem tem menos, é necessário que o Responsável Legal concorde com os Termos de Uso e acompanhe a utilização. A decisão de disponibilizar o aplicativo para as crianças deve ser da família, que caso opte por liberar o uso, tem o dever de acompanhar. Dito isso, a primeira dica foi a importância de ter um adulto responsável, e amigo, que ajude a olhar o celular, verificar as postagens e com quem a criança possa conversar caso fique desconfiada de alguma coisa. 

A segunda dica foi relacionada ao Direito de Imagem. Foi esclarecido que as crianças não podem fotografar, gravar áudios ou vídeos seus e de seus colegas e publicar nas redes sociais. As publicações de imagens de crianças, em qualquer espaço, só podem ser feitas após a autorização do responsável legal. 

Por fim, foi lembrada a postura adequada nestes espaços, afinal, “aquilo que não é legal de falar no pátio, também não é legal falar na internet” e sobre os cuidados com linguagens agressivas, piadas que podem ser ofensivas, comentários sobre os colegas, cyberbullying, entre outros. Importante também não escrever segredos por ali. 

Em todas as salas a conversa foi muito produtiva e as crianças participaram bastante, com dúvidas e exemplos. Que tal continuar este papo em casa? Educação Digital é formar cidadão ético e responsável no uso da internet! 

No ano passado, o grupo do Projeto EducAção Digit@l publicou um post sobre pais e mães nos grupos de WhatsApp, com dicas bem legais. Clique aqui para ler: Se você fosse falar alguma coisa sobre seu filho, sua filha, com a escola, seria na frente de todo mundo?

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.