Projeto de Leitura no 1º ano A
Na tarde do dia 21 de março, as crianças do grupo Ciranda do Saber organizaram-se para dramatizar contextos da vida real como: escola, casa, consultório médico, clínica veterinária e mercado.
A ideia surgiu do Projeto de Leitura que será desenvolvido ao longo do ano. “A aquisição da leitura e escrita, bem como o uso que se faz desses elementos no dia-a-dia, inicia com o trabalho baseado na linguagem oral. Em cada contexto social, as verbalizações variam, portanto, é de suma importância que a criança brinque, vivencie essas possibilidades de linguagem, a fim de enriquecer seu repertório linguístico e escrito”, cita a professora Ariene.
Para tornar a brincadeira ainda mais divertida, as crianças trouxeram objetos e roupas para ilustrar as vivências. Após esse momento, as crianças chegaram a algumas conclusões:
“Dependendo do lugar em que estamos, falamos de um jeito diferente”.
“Na escola, temos que falar corretamente, para os alunos aprenderem certinho”.
“No consultório médico, os médicos falam sério e nomes complicados de doenças e remédios, porque explicam como curar doenças”.
“Na brincadeira de casinha, as pessoas falam com carinho, porque são todos da mesma família. Os filhos têm que respeitar os pais e os pais ensinam”.
“Na clínica veterinária, as pessoas devem falar com calma, pra não assustar os animais e seus donos, é parecido com o consultório médico, porque também se fala de doenças, exames e remédios”
“No mercado, a gente fala sobre dinheiro, pergunta quanto custa, diz que um produto é caro, pede desconto, pergunta se tem troco, ou seja, fala muito sobre matemática”
Aprecie as fotos dessa vivência e fique de olho nas próximas etapas do projeto!
Professora Ariene