PROERD nos 5ºs anos
O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, este ano foi desenvolvido no 1º semestre do ano de 2011 com os alunos dos 5ºs anos – A, B e C. O programa aconteceu em parceria com a Polícia Militar, com o objetivo de prevenir o uso indevido de drogas e a violência, resistindo às pressões e as influências negativas que contribuem para o uso de drogas e a prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.
Os policiais Frank e Andréa foram os instrutores aqui no Salesiano e só temos a agradecer pela dedicação e seriedade com que desenvolveram esse projeto.
No dia 29 de junho, os três grupos participaram da formatura do PROERD, que foi realizada no Centro Evangelístico de Itajaí, no Bairro São Vicente. Os alunos fizeram o juramento, assistiram a banda marcial e cantaram a música do programa, na presença de outras escolas e autoridades. A aluna Brenda Caldas Olynyk do 5º ano B recebeu um brinde por ter escrito a melhor redação com o tema: “O que aprendi com o PROERD”, ela foi a escolhida pela instrutora Andréa, entre os 270 alunos das diferentes escolas. E a aluna Ana Beatriz Fakir Naves Freitas (5º ano C), foi a aluna que ganhou uma bicicleta no sorteio.
Parabéns a todos os envolvidos no programa! Com certeza aprendemos muito com esta experiência.
Obrigada e um forte abraço.
Professoras Adriana, Christiane e Ecilda.
Aprendendo a dizer não
Bom… Para começar, adorei ter tido aula com uma policial na qual me ensinou muitas coisas que se todos soubessem, o mundo em que vivemos não estaria assim com tanta violência e guerras.
Como tenho que resumir todos os meus ensinamentos, vou falar da droga que eu mais gostei de ter conhecido que foi o cigarro. Fiquei muito impressionada ao saber que no cigarro, uma droga tão comum nos dias de hoje, há mais de 4700 substâncias tóxicas em sua fumaça e leva á morte, sendo que pessoas que morrem por isso, são pessoas que poderiam evitar e com certeza se soubessem de todos os malefícios que o cigarro traz, nunca iriam colocar essa droga na boca! E como diz: “PROERD é a solução!”
Contudo, acho que posso dizer que eu sou e sempre serei uma pessoa livre de qualquer tipo de droga, graças ao PROERD!
Só tenho a agradecer por ter tido essa oportunidade, que se todos tivessem, estaríamos convivendo com uma ótima comunidade.
Enfim, obrigada PROERD, por me ensinar a dizer NÃO!
Brenda Caldas Olynyk – Aluna do 5º ano B