Proerd: Ensinando a valorizar a vida
Depois de toda uma caminhada de preparação, estudos e reflexões, no dia 04 de agosto, os alunos da 4ª série do Colégio participaram da formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). A cerimônia aconteceu no Colégio São José e contou com a presença de autoridades e demais escolas que aderiram ao programa, que é uma iniciativa da Polícia Militar.
Leia abaixo o texto feito pele aluna Beatriz, contando suas aprendizagens:
“Este ano, eu e minha turma da 4ª série do Colégio Salesiano tivemos a oportunidade de participar do Proerd que é o Programa educacional de resistência as drogas, onde aprendemos a combater as drogas e como elas prejudicam a saúde das pessoas.
Para mim foram momentos muito importantes, pois aprendi que cigarro e a bebida também são considerados drogas que fazem mal à saude, além disso essas drogas podem causar dependência.
A maconha é uma droga muito perigosa, ela afeta o corpo e principalmente o cérebro, além de ser ilegal no Brasil.
Os adolescentes que usam maconha, vão mal nos estudos, ficam violentos e preocupam suas famílias.
Na minha opinião, geralmente são os amigos que oferecem e utilizam drogas. Por isso, precisamos escolher bem as nossas amizades, ficar longe de pessoas que usam drogas, saber dizer não na hora certa, lembrar que a vida é valiosa e que temos uma família que nos ama e que nos quer bem.
Eu ainda sou uma criança, mas sei que é importante valorizar a a vida, a família, os estudos e cultivar a paz para que no futuro eu possa ajudar a construir uma sociedade justa, sem vícios e mais humana”.
Beatriz Vieira da Silva – 4ª série B