Produção textual da 6ª série A – Crônicas
No inicio do ano, nós, alunos da sexta série do COLÉGIO SALESIANO desenvolvemos um trabalho muito interessante sobre as crônicas.
Depois de muitas pesquisas, leituras de outras crônicas, como: ? Jô Soares, Luis Fernando Verrisimo e do autor catarinense Viegas Fernandes da Costa, começamos a despertar o gosto pelas crônicas.
Começamos a escrever uma crônica que estivesse relacionada com o tema mulher (pois no mês de março, é comemorado no mundo inteiro o Dia Internacional da Mulher).
O objetivo do trabalho foi conhecer diversas maneiras de fazer textos, não só narrativas, redações, sínteses e etc. E com certeza, todas as leituras, as atividades e principalmente as explicações realizadas em sala com a professora, nos ajudaram muito para criar esse trabalho maravilhoso que é a crônica.
Em todas as aulas de Língua Portuguesa, a nossa querida professora Iria lia uma crônica diferente para o grupo, que foi de extrema importância na hora de escrever nossos próprios textos.
Fizemos atividades como relatar o que Pero Vaz de Caminha viu ao chegar no Brasil, discutimos muito sobre diversos textos e respondemos a variadas perguntas sobre cada uma, como por exemplo, a crônica ?Da difícil arte de redigir um telegrama?, do autor e apresentador Jô Soares, que foi um importantíssimo exemplo na hora de criar a nossa crônica.
Outro trabalho de bastante destaque e que influenciou muito no desenvolvimento da nossa crônica, foi quando cada aluno leu uma crônica, extraída de jornais e revistas, quando criamos nossa pasta de crônicas. Depois nos reunimos em grupos de poucos alunos e preenchemos uma ficha organizadora, que foi corrigida e impressa e será mais um trabalho que irá para a nossa pastinha de crônicas.
O empenho e o desenvolvimento do grupo foram excelentes e o resultado das crônicas ficou maravilhoso. A apresentação das crônicas aconteceu na sala de aula quando cada aluno, por sua vez, leu sua crônica para a sala toda. Fizemos comentários e demos sugestões para cada trabalho.
Tudo isso não seria realizado sem a participação, ajuda e a presença da professora Iria, que esteve sempre perto, explicando, se dedicando ao máximo e nos auxiliando sempre para que o resultado fosse ótimo.
Concluímos que para ser um escritor de crônicas exige muito esforço e bastante conhecimento. Esse trabalho foi muito importante para o nosso entendimento sobre o assunto, além de ter sido muito legal escrever essas crônicas, a gente se divertiu muito ao escrevê-las.
Sabemos que o tema ?Mulher? não está restrito somente ao mês de Março, porque nas nossas vidas, todos os dias sempre tem uma super mulher, mãe, amiga, professora, vovó, enfim, uma mulher amiga.
Para conferir as crônicas elaboradas por nós, feitas com muito empenho e dedicação, clique aqui.
Texto elaborado pelos alunos autores das crônicas da 6ª série A.