Notícias

Política também é coisa de criança – Parte III

É pessoal, foi muito prazeroso desenvolver o Projeto sobre Política com o Grupo Exploradores. Os candidatos Gustavo, Maria Carolina e Maria Eduarda empenharam-se bastante durante a campanha. Trouxeram propostas significativas, desenvolvidas em parceria com suas famílias e colegas de sala escolhidos como assessores, acerca de comportamentos: Como melhorar ainda mais as atitudes em sala de aula, como utilizar o espaço do parque de forma mais adequada e, ainda, como ajudar na preservação do meio ambiente. Tais temas foram discursados pelos nossos companheiros para os demais alunos, que na verdade, foram a representação do povo.

Após ouvir todas as propostas atentamente,  chegou ao tão esperado momento: A VOTAÇÃO!

E saibam que o Grupo Exploradores votou como gente grande – aliás, melhor do que muito adulto que ainda não desenvolveu a consciência crítica. Os primeiros a votar foram os Candidatos, depois um a um, foi exercitando a cidadania… é de pequeno que se constrói o mundo idealizado por muitos.

Antes de fazer a contagem, fez-se uma conversa com os Candidatos sobre a importância do saber perder, que os três são crianças maravilhosas e que ajudarão o eleito até o término deste ano a cumprir os deveres assumidos perante o grupo.

Eis que surgiu um vencedor, ou melhor, vencedora! A querida Maria Carolina tornou-se a Presidenta do Grupo Exploradores. Os três Candidatos abraçaram-se e receberam uma calorosa salva de palmas dos amigos por todo o processo tão bem desenvolvido…

Votação:

  • MARIA CAROLINA: 11 VOTOS
  • GUSTAVO: 8 VOTOS
  • MARIA EDUARDA: 5 VOTOS

Além disso, aproveitou-se  tantos números  para a construção de gráficos, contas de adição para soma total de votos, contas de subtração para saber quantos votos o segundo e o terceiro colocado precisavam ter para alcançar o primeiro, quantos votos a mais para ultrapassar o vencedor… E assim a troca de saberes foi se efetivando numa miscelânea de conhecimentos construídos pelo Projeto: Política também é coisa de criança!

Professora Francine

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.