Notícias

Palestra sobre bullying e cyberbullying

Quem é “normal”? Esta foi a primeira questão levantada pelo promotor da Vara da Criança e do Adolescente de Itajaí, Dr. Fernando Comin, ao tratar do assunto Bullying e Ciberbullying com alunos do Ensino Médio na manhã de 2 de abril.

A partir desta pergunta, Dr. Comin iniciou a reflexão com os adolescentes, lembrando que o que cada um tem como normal, não é necessariamente para  o outro e a diversidade precisa ser respeitada.

Depois, citou vários exemplos de situações de bullying e lembrou dos três personagens desta situação: o agressor, a vítima e a testemunha, ou observador. “Qualquer um pode se tornar um destes personagens em diferentes situações e todos tem sua parcela de responsabilidade em um processo de agressão… O bullying só continua acontecendo se não for denunciado por quem está assistindo.”, alertou o juiz.

Dr. Fernando explicou sobre as consequências legais para os pais e autores destes atos, que, quando cometidos por menores de idade, são chamados de atos infracionais. O foco principal foi o da responsabilidade que cada um tem na construção da nossa sociedade e que o caráter de cada um será determinante no tipo de sociedade que queremos.

Durante esta semana, as outras turmas do Ensino Médio e Ensino Fundamental (anos finais), também terão a oportunidade de ouvir o Dr. Fernando Comin, que gentilmente se disponibilizou a fazer esta conversa com os alunos.

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.