Orientações para a instalação do Material Didático Digital
O Material Didático Digital será adotado no Sexto Ano do Ensino Fundamental e no Primeiro Ano do Ensino Médio no ano de 2014. Progressivamente, até 2016, abrangerá todas as séries do EF e Ensino Médio.
O primeiro passo para quem já retirou o material na escola é realizar a instalação dos livros no tablet. Para isso é necessário:
- Ter uma conta no Google. Esta é a primeira solicitação do aparelho, que oferece o passo-a-passo para criar a conta, caso o usuário ainda não a tenha.
- No navegador do tablet, acessar o endereço www.loja.edebe.com.br/mdd e selecionar sistema operacional Android.
- Selecionar o nível desejado (Ensino Fundamental ou Ensino Médio).
- Digitar o usuário e senha recebido na entrega do material.
- Em alguns instantes, aparecerá na área de trabalho do tablet o ícone EDEBE. Clique sobre esse ícone para fazer o download dos livros.
Obs 1 – Neste primeiro momento só estão disponilizados alguns capítulos dos livros. Os demais serão incorporados por atualizações do programa.
Obs 2 – O tablet veio com alguns programas pré-instalados de fábrica. Os mesmos serão desinstalados com os alunos no início do ano. Não está autorizada a instalação de nenhum outro programa antes da orientação dos professores.
Obs 3 – As salas onde os alunos trabalharão com tablet contemplam rede Wi-fi com acesso monitorado e alguns conteúdos bloqueados. Os tablets estão identificados por usuário no servidor do Colégio. Todos os acessos serão registrados, gerando um relatório de atividades de cada usuário.
Obs 4 – Optamos por um modelo padrão de hardware para garantir o controle dos acessos, a fácil identificação do proprietário e a garantia de que este equipamento será essencialmente para uso educacional. Jogos, redes sociais e outros, devem ser utilizados nos equipamentos particulares.
Trabalharemos com os alunos a necessidade de se fazer escolhas conscientes, que precisam se educar para não acessar o que não diz respeito ao tema em pauta. Desta forma, terão também sucesso no estudo em casa, onde têm acesso livre à internet. A intenção é moralizar o uso da internet na escola, entendendo como moralização a capacidade de fazer escolhas corretas que vão dar conta de boas aprendizagens e, consequentemente, da vida.