O que é a carta da Terra?
A carta da Terra é um documento elaborado ao longo de mais de uma década, por representantes de vários países do mundo, preocupados com a situação do nosso planeta e dos seres vivos que o habitam. A versão final da Carta foi lançada oficialmente em Haya, na Holanda, em junho de 2000. De lá pra cá, vários países, inclusive o Brasil, têm se empenhado em divulgar e fazer valer os princípios estabelecidos nesse documento, na tentativa de propiciar uma melhor qualidade de vida a todos. O representante brasileiro da Carta da Terra é o teólogo Leonardo Boff.
A Carta da Terra para crianças foi elaborada com a intenção de apresentar às crianças de todo o mundo os princípios e valores, convidando-as a participar ativamente na construção de um mundo melhor para se viver. (Fonte: Livro de Língua Portuguesa do Quinto ano – RSE).
Assim, empenhados em fazer a sua parte pelo nosso planeta, o grupo Feras na Escola, quinto ano D, trabalhou o último princípio da Carta, que sugere assuntos que nos ajudam a ser uma pessoa melhor e a tornar o mundo um lugar melhor. Os assuntos trabalhados e socializados com o grupo foram:
- Alimentos orgânicos
- Animais em extinção
- Fontes alternativas de energia
- Preservação da água/ Redução
- Reutilização e reciclagem de lixo.
O grupo apresentou um trabalho consciente e criativo, agora é só cumprir com aquilo que aprendeu. “Parabéns Feras na Escola, o planeta está esperançoso com tantas atitudes em favor da vida!” (Professora Sirley Mary Rodrigues – Quinto ano D)