Nova direção no Colégio Salesiano Itajaí
No sábado, dia 4 de fevereiro, durante a missa, aconteceu a posse da nova diretoria do Colégio Salesiano Itajaí: Padre Severino Piccinini é o novo diretor geral da Comunidade Salesiana, da obra social Parque Dom Bosco e da Paróquia São João Bosco, em Itajaí; e Veronica Roncelli é a diretora executiva do Colégio Salesiano Itajaí.
Pela primeira vez na história do Colégio, a direção executiva será exercida por um leigo. Várias escolas e obras salesianas estão fazendo esta atualização, por recomendação do Reitor-Mor, Padre Ángel Fernández Artime, para melhor partilhar os trabalho e permitir aos Salesianos focar na sua missão e seu carisma.
Diretor da Comunidade – Padre Severino Piccinini
Padre Severino é natural de Luís Alves (SC) e veio da Paróquia Santo Antônio, em Joinville, onde ficou por 6 anos. Desde sua ordenação como sacerdote salesiano, que aconteceu em Massaranduba (SC) em 20/12/1970, já esteve em várias escolas e também na casa de formação. No Salesiano Itajaí ele lembra que esteve no mês de janeiro de 1967, ajudando o Padre Baron nas aulas para os alunos que fariam o exame de admissão. Depois disso passava pela cidade para participar dos congressos e eventos.
Faz pouco mais de uma semana que P. Severino chegou a Itajaí e já participou das primeiras reuniões. “Sempre tive a informação e agora confirmo de que o povo de Itajaí é muito acolhedor, muito alegre e espontâneo. Estou me sentindo muito bem e muito feliz por ver este grupão de gente empenhado na educação. Fiquei impressionado com o espirito de fraternidade que presenciei”, conta P. Severino.
Na nova função P. Severino acompanhará os sacerdotes salesianos e a pastoral da escola. “Entendo que este é um passo muito grande e muito importante que a Congregação já deu e continua dando, tanto nas escolas quanto nas obras sociais, de ter um leigo na direção. Nós padres ficamos com a responsabilidade de garantir o carisma, a espiritualidade e o toque salesiano, que não convém que se perca. A Espiritualidade salesiana é fantástica. A preventividade é uma grande contribuição para o mundo.”
Diretora Executiva – Veronica Roncelli
Veronica ocupou, nos últimos 3 anos, o cargo de coordenadora administrativa do Salesiano. Formada em pedagogia, mestre em educação e com MBA em gestão escolar, recebeu com alegria o convite para ser a primeira diretora leiga da instituição e conta que espera dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela equipe do Colégio Salesiano Itajaí.
Sua história no Salesiano começou muito antes. Foi em 1º de maio de 1979, dia de seu aniversário, que assinou seu primeiro contrato, como professora de Educação Física. “Na época não havia ginásio e nem quadra coberta, e planejar as aulas era um desafio.” Ela lembra da primeira aula para o Ensino Médio, que aconteceu num dia de muita chuva e todo o seu planejamento teve que ser substituído por uma brincadeira de “ovo-choco” numa sala fechada.
Como treinadora de basquete chegou a levar a escola aos Jogos Brasileiros Escolares e fala com muito carinho de seus ex-alunos e atletas de cada época. Depois começou a trabalhar com coordenação de esportes e projetos, participando de planejamentos e atividades com todos os setores.
Veronica lembra com carinho da primeira professora, na 1º série da escola do bairro Paciência, Valdete Cunha, que esteve presente na posse e em outras premiações que recebeu. Quando Valdete a encontrou na Faculdade fazendo pedagogia deu o recado: “preste bem atenção, porque para ser professora a gente tem que gostar do outro.” “E é verdade, na escola a gente aprende muito com os colegas, com as famílias, com os padres.”, completa Veronica.
Como profissional salesiana, a filosofia é o que mais a encanta. “O Sistema Preventivo é a marca do Colégio Salesiano Itajaí. A pedagogia de Dom Bosco é atual e uma resposta para nossas crianças e jovens, para a educação integral”, explica.