Nós e as máquinas – Tiago Madeira
“Nós e as máquinas” foi o título que motivou a primeira parte da palestra do ex-aluno Tiago Madeira para o Ensino Médio, nos dias 16, 17 e 18 de novembro.
Nesta parte, Tiago fez um panorama de uma grande tendência das pesquisas na área das tecnologias, a inteligência artificial. Poderão as máquinas substituir os seres humanos? Máquinas podem pensar? Tiago falou de algumas possibilidades que no século XX eram ficção científica e que são banais nos nossos dias, como o controle de ações de aplicativos por voz e tantos outros avanços que estão disponíveis na palma de nossas mãos, através dos smartphones.
Outro aspecto levantado foi o controle que as empresas têm dos usuários de internet, do levantamento de dados feito a partir dos cliques de cada um. Consumimos o que queremos ou o que nos está sendo sugerido?
Na segunda parte, Tiago falou sobre a nova era digital, trazendo exemplos das mobilizações sociais feitas em várias partes do mundo a partir das redes sociais, como a Primavera Árabe, os movimentos de luta na Espanha por democracia e as iniciativas de plataformas de construção coletivas de projetos para as cidades.
Na fala que Tiago intitulou de “para além de 0s e 1s”, a explanação foi voltada para o trabalho mais específico de programação de computadores e dos tantos desafios que a área oferece.
Tiago terminou sua fala enfatizando a importância da participação de todos na construção de nossos sonhos enquanto sociedade. Para Tiago, “cada um pode fazer a sua parte, em qualquer área de atuação que escolha, seja como biólogo, médico, sociólogo… O importante é fazer o que se gosta e se dedicar muito a isso.”
Esta atividade fez parte das ações propostas pelo Projeto EducAção Digit@l, desenvolvido em nossa escola desde o ano passado. Foram momentos de muita reflexão e participação dos nossos alunos através de perguntas e comentários. Parabéns a todos!