Minha medida, minha obra!
Toda criança tem fascínio para saber o quanto cresceu, pode ser 5 cm ou 1 cm no ano, não importa, o importante é crescer. O desenvolvimento infantil tem grande influência na saúde de todas as pessoas. Pensando nesses aspecto, realizamos este trabalho “Minha medida, Minha obra” que é sugerido no do livro da RSE . As crianças foram medidas no início do ano – fevereiro e no mês de novembro. O resultado de cada criança foi afixado em uma girafa na sala de aula e lá permaneceu até agora para que fosse registrada a nova medida e assim elas fazerem a comparação.
Vocês poderão acompanhar esse trabalho nas fotos a seguir. Acompanhe também um breve texto sobre o Crescimento Infantil.
Este trabalho foi realizado em parceria com as professoras regentes dos 1º anos (Francine, Lúcia e Luciana), dos 2º anos (Patrícia, Lílian, Gisele e Fabiana) e dos 3º anos, Camile, Naiana e Tatiana.
Professor Denilson Ferreira – Educação Física
Crescimento Infantil
O que é crescimento infantil1?
Crescimento é o aumento na estrutura do corpo, tendo em vista a multiplicação e o aumento do tamanho das células, cessando com o alcance da altura individual máxima. Pensando de um modo mais amplo, ele é um processo dinâmico e contínuo que tem início na concepção2 e vai até o final da vida,. Constitui um dos melhores indicadores de saúde e reflete as condições de vida de uma criança no passado e no presente.
A realização de um bom pré-natal, o parto e o pós-parto assistidos, a amamentação3 orientada e a avaliação médica dos primeiros anos de vida são condições fundamentais para um crescimento infantil1 saudável.
Quais os fatores que influenciam o crescimento saudável?
Todas as pessoas nascem com um potencial genético de crescimento que poderá ou não ser atingido, dependendo das condições de vida a que esteja submetida desde a concepção2 até a idade adulta.
O crescimento depende de fatores intrínsecos (genéticos) e de fatores extrínsecos (ambientais) como alimentação, saúde, higiene, condições de habitação e saneamento, cuidados gerais com a criança, atenção e carinho que podem atuar acelerando ou retardando este processo.
Manter um calendário de vacinação completo é essencial para evitar doenças preveníveis e colaborar para um crescimento saudável.
Qual a diferença entre crescimento e desenvolvimento?
Enquanto o crescimento é o aumento do tamanho corporal em decorrência do aumento no número e no tamanho das células, o desenvolvimento é a aquisição de novas habilidades ou o aumento da capacidade do indivíduo na realização de funções cada vez mais complexas.
Qual é a melhor forma de acompanhar o crescimento e o desenvolvimento infantis?
Todos os adultos responsáveis pela criação de uma criança devem acompanhar o seu crescimento e desenvolvimento através de consultas periódicas com um pediatra. Este profissional saberá conduzir a avaliação destes processos.
Fontes:
Caderneta de Saúde da Criança
Saúde da Criança – Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento Infantil (Ministério da Saúde)