Ler para se divertir
Motivado pela proposta de aprender brincando que está presente na Unidade 1 do livro de Língua Portuguesa, o grupo “Corrente do Bem” foi desafiado a criar seus próprios trava-línguas: O sapo sapeca saiu sapateando pelo Salesiano no primeiro ano.
Depois foi a vez de cada criança usar sua criatividade e criar um trava-línguas. Após revisarem a escrita de cada palavra com o auxílio do dicionário, contaram com a mediação sempre atenciosa da professora de informática Márcia, que auxiliou a digitação do trava-línguas no editor de textos.
Para finalizar esta prazerosa atividade e ilustrar cada trava-línguas, o grupo aproveitou os modelos de origamis presentes no livro que foi trazido pela amiga Maytê “A Fazenda” da autora Gláucia Lombardi e realizou diversas dobraduras. O estudo sobre origamis também é uma proposta da Unidade 1 do livro de Língua Portuguesa e ilustrou bem cada trava-línguas.
Para saber mais
Trava-línguas
Trava-línguas são textos curtos que facilitam a exploração da escrita, potencializam a leitura em voz alta e a silenciosa, a escrita de memória e o desenvolvimento de procedimentos de revisão. Além de serem muito apreciados pelas crianças, pois podem ser utilizados para brincar de desafios com os colegas.
Como brincar?
Escolha um para falar bem rápido e desafiar um colega a falar mais rápido que você. Não vale falar enrolado, é preciso pronunciar as palavras com clareza.
Confiram os momentos do grupo “Corrente do Bem” nesta divertida aprendizagem.
Professora Priscila – 3° ano “D”
Grupo “Corrente do Bem”.