Jogando Especiação
? na sala de aula que os alunos passam, em média, quatros horas por dia, portanto aulas repetidas acabam nos desconcentrando. Em vista disto, é que a dinamicidade em sala de aula se torna tão importante, pois é muito mais fácil e divertido aprender brincando.
Neste ritmo de descontração e ao mesmo tempo aprendizado, é que aconteceram nas últimas aulas de biologia no 1º ano do EM, com a professora Shirley. No trabalho proposto, os alunos se dividiram em grupos de quatros e seis integrantes e ficou na responsabilidade de cada qual, criar um jogo que envolvesse o conteúdo do último capítulo trabalhado, Especiação.
O resultado estético dos trabalhos foi impressionante, refletindo a capacidade do uso da imaginação dos alunos. De tabuleiros a batatas que explodem, todos usaram de sua criatividade para desenvolver o jogo.
Ainda melhor do que a interação do grupo com a criação do projeto até seu término, foi como todos ficaram atentos e presos a cada jogo, querendo vencer e respondendo às perguntas corretamente, evidenciando que os alunos realmente aprenderam.
Entreter os alunos em sala de aula pode ser uma tarefa árdua, mas são formas como esta que preparam e desenvolvem o conhecimento, fazendo com que o conteúdo seja fixado de forma significativa.
Bia Gonçaves Crippa – 1ºB