Halloween no grupo 1000 Histórias
“Existem muitas possíveis origens ao dia do Halloween, porém o primeiro registro do termo “Halloween” é de cerca 1745. Derivou da contracção do termo escocês “Allhallow-even” (véspera de Todos os Santos) que era a noite das bruxas.
Origem Católica
Desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar “Todos os Mártires”. Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio transformou um templo romano dedicado a todos os deuses (Panteão) num templo cristão e o dedicou a “Todos os Santos”, a todos os que nos precederam na fé. A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório mudou a data para 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório VI ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas “All Hallowed Eve” e “All Hallow Een” até chegar à palavra atual “Halloween”.” (Fonte wikipédia)
Essa história de “Dia das Bruxas” começou no primeiro semestre quando o nosso grupo estudou no material Caleidoscópio, na área de Movimento, “Bruxas e Trovões”… onde vivenciou brincadeiras, histórias e músicas relacionadas a essa temática. E desde então vinham falando e esperando ansiosos ao dia do Halloween.
Então a professora Ana Paula e a auxiliar Mari prepararam uma decoração horripilante para esse dia, tendo assim uma programação diferenciada na tarde do dia 31 de outubro.
Foi um momento muito divertido!!! Confiram alguns cliques.
Professora Ana Paula