Educação Infantil em: Setembro – Mês da Bíblia
Nos dias 22 e 23 de setembro de 2015, aconteceu o Encontro de Pastoral das crianças da Educação Infantil do Colégio Salesiano, com professor Clemar, P. Lino e jovens da AJS – Articulação da Juventude Salesiana. Neste encontro, o tema foi “Setembro, o mês da Bíblia”.
Para falar da Palavra de Deus, escolhemos a Parábola do Semeador:
“Naquele mesmo dia Jesus saiu de casa e se sentou à beira do lago. Uma grande multidão se juntou ao seu redor. Havia tanta gente que Jesus entrou num barco e se sentou; e toda a multidão permanecia de pé na praia. Jesus lhes ensinou muitas coisas por meio de parábolas. Ele dizia: Certo homem saiu para semear. Enquanto semeava, uma parte das sementes caiu à beira do caminho e os pássaros vieram e as comeram. Outra parte caiu no meio de pedras, onde havia pouca terra. Essas sementes brotaram depressa pois a terra não era funda, mas, quando o sol apareceu, elas secaram, pois não tinham raízes. Outra parte das sementes caiu no meio de espinhos, os quais cresceram e as sufocaram. Uma outra parte ainda caiu em terra boa e deu frutos, produzindo 30, 60 e até mesmo 100 vezes mais do que tinha sido plantado. Quem pode ouvir, ouça”. (Mt, 8,4-18)
Jesus nos ensina nessa história, a importância de termos um coração aberto para receber e guardar a Palavra de Deus. As sementes significam a mensagem de Deus, e essas sementes são as mesmas em todos os solos. Porém, o resultado muda de um solo para o outro. Por que? Porque os solos são diferentes. Assim como os corações das pessoas. Se o nosso coração for um solo fértil, a semente da Palavra de Deus, plantada em nosso coração dará frutos de paz, alegria, amor e bondade. E nós plantaremos as sementes desses frutos nos corações dos nosso familiares, dos nossos amigos e vizinhos.
Através desta parábola, percebemos que poderemos ser boa semente se levarmos a mensagem de Jesus. Seremos bom terreno se acolhermos as mensagens que recebemos (as sementes). Seremos semeadores com nosso testemunho e exemplo. Por fim, daremos bons frutos se as pessoas perceberem e acolherem nosso testemunho.
Como compromisso concreto do encontro cada grupo levou algumas sementinhas para plantar, observar como acontece o processo de germinação e por fim, cuidar desta plantinha para que ela produza bons frutos. Foi uma grande alegria contar esta parábola e falar da Palavra de Deus para as crianças.
Professor Clemar Bianchi