Educação Física na Ed. Infantil
A Educação Física na educação infantil pode configurar-se como um espaço em que a criança brinque com a linguagem corporal, com o corpo, com o movimento, alfabetizando-se nessa linguagem. Brincar com a linguagem corporal significa criar situações nas quais a criança entre em contato com diferentes manifestações da cultura corporal, tome decisões, escolha o que quer fazer, interaja com pessoas, expresse o que sabe fazer e mostre, em seus gestos, em um olhar, uma palavra, como é capaz de compreender o mundo. Nesse sentido, é que se justifica a importância do brincar nas aulas de Educação Física na Educação Infantil, através dele surge toda a simbologia refletida nas brincadeiras de faz-de-conta, de expressão e linguagem corporal.
O brincar é uma ação livre, que surge a qualquer hora, iniciada e conduzida pela criança; dá prazer, não exige como condição um produto final; descontrai, envolve, ensina regras, desenvolve habilidades e introduz a criança no mundo imaginário. Quando o brincar se faz presente como proposta e ferramenta da disciplina de Educação Física na educação infantil, permite desenvolver uma gama de competências e habilidades, principalmente relacionadas a coordenação motora e o domínio da linguagem sócio-espacial, estando associadas ao mundo divertido e lúdico da brincadeira.
Ao brincar, a criança experimenta o poder de explorar o mundo dos objetos, das pessoas, da natureza e da cultura, para compreendê-lo e expressá-lo por meio de variadas formas. O brincar desperta a curiosidade das crianças pela exploração do próprio corpo e de objetos e brinquedos e as leva a ver suas capacidades corporais assim como o que se pode fazer com cada objeto: uma bola pode rolar, pular, mas pode também outros objetos que podem ser lançados, rolados, rebatidos, girados, esticados, enfim, manipulados de inúmeras maneiras.
Nestes meses de Agosto e Setembro de 2016 o brincar se fez grande ferramenta no trabalho de desenvolvimento motor nas aulas de Educação Física das turmas do maternal, infantil I, II e III do Colégio Salesiano Itajaí. Brincamos usando nosso corpo através de movimentos amplos e posições corporais, as aulas nos proporcionaram brincar individualmente, em pequenos grupos e também coletivamente com toda a turma. Também brincamos nos relacionando com os mais variados objetos explorando ao máximo as possibilidades que estes nos permitiram desenvolver.
Por fim pode-se concluir que o brincar se configura como um aliado pedagógico e um elemento muito importante no planejamento e desenvolvimento das aulas de Educação Física, o qual deve estar em consonância com os quatro pilares da educação o “aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver a aprender a ser” assim proporcionando um elencado de aprendizagem, auxiliando o docente na articulação da construção do conhecimento por parte das crianças.
Veja abaixo fotos de alguns momentos vividos por nossas turmas da Educação Infantil vivenciando o brincar como meio de aprender nas aulas de Educação Física.
Professor Leonardo