Notícias

Convite – Semana Nacional da Família 2013

Tem início no próximo domingo (11), e prossegue até o dia 17 de agosto, a Semana Nacional da Família 2013. O tema é “Transmissão e Educação da Fé Cristã na Família”.

Como recorda o Documento de Aparecida a “família é um dos tesouros mais importantes dos povos latino-americanos e é patrimônio da humanidade inteira. Em nossos países, uma parte importante da população está afetada por difíceis condições de vida que ameaçam diretamente a instituição familiar. Em nossa condição de discípulos e missionários de Jesus Cristo, somos chamados a trabalhar para que esta situação seja transformada e que a família assuma seu ser e sua missão no âmbito da sociedade e da Igreja” (DA 451). 

A Semana da Família é para “todos aqueles que acreditam e amam a família”, conforme o convite da Igreja. O evento acontecerá nas Comunidades de Fé. No Colégio Salesiano, acontecerá a Semana Salesiana, com uma programação especial em homenagem ao nascimento de Dom Bosco, que ocorrerá no próximo dia 16 de agosto. As programações acontecerão durante a semana, nas aulas de Ensino Religioso.

A Igreja do Santíssimo Sacramento, do centro de Itajaí, convida todas as famílias a participarem da programação especial para essa semana. O CSI irá participar da programação com os adolescentes e jovens envolvidos com o setor de Pastoral do Colégio (AJS, JMJ, AMJ).

Iluminada pela luz da mensagem bíblica, a Igreja considera a família como a primeira sociedade natural, titular de direitos próprios e originários, e a põe no centro da vida social: relegar a família a um papel subalterno e secundário, excluindo-a da posição que lhe compete na sociedade, significa causar um grave dano ao autêntico crescimento do corpo social inteiro… A importância e a centralidade da família, em vista da pessoa e da sociedade, é repetidamente sublinhada na Sagrada Escritura: «Não é bom que o homem esteja só» (Gn2,18)… Na família se aprende a conhecer o amor e a fidelidade do Senhor e a necessidade de corresponder-lhe (cf. Ex 12,25-27; 13,8.14-15; Dt 6,20-25; 13,7-11; l Sam 3,13); os filhos aprendem as primeiras e mais decisivas lições da sabedoria prática com que são conexas as virtudes (cf. Pr 1,8-9; 4,1-4; 6,20-21; Sir 3,1-16; 7,27-28). Por tudo isso, o Senhor se faz garante do amor e da fidelidade conjugal (cf. Mc 2,14-15)… Jesus nasceu e viveu em uma família concreta acolhendo todas as características próprias desta vida e conferiu uma excelsa dignidade ao instituto matrimonial, constituindo-o como sacramento da nova aliança (cf. Mt 19,3-9). Nesta perspectiva, o casal encontra toda a sua dignidade e a família, a sua própria solidez”.(Compêndio da Doutrina Social da Igreja Católica – Cap. V).

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.