Comunicado – Gripe A (H1N1)
Este início de segundo semestre traz, além da alegria do retorno, a preocupação com a nova gripe, afinal as notícias são de alerta e escola é local de reunir número grande de pessoas, vindas de vários locais.
Diante deste cenário, o Salesiano está acatando as recomendações da secretaria municipal de saúde. As recomendações são as mesmas para a gripe comum: manter ambientes limpos, arejados e fazer uma boa higienização das mãos, evitando tocar a boca. Também solicitamos que os alunos que apresentem sinais de gripe permaneçam em suas casa até melhorarem os sintomas.
Clique aqui para saber sobre o cancelamento das festividades em homenagem aos Pais.
Seguem abaixo as orientações encaminhadas para a escola:
- Como os sinais e sintomas da “nova gripe” são os mesmos da gripe sazonal (gripe “convencional”) e como o teste que identifica o vírus Influenza A (H1N1) não será realizado em todos os casos suspeitos, todo aluno que apresente febre (38º C ou mais), acompanhada de tosse ou dor de garganta, dentre outros sintomas, deve ficar afastado da escola por um período de, no mínimo, 7 (sete) dias. Caso ainda apresente sintomas após os 7 dias, deve permanecer afastado até que se completem 24 horas da cessação dos sintomas, conforme recomendação dos órgãos de saúde. Caso o médico identifique que a enfermidade do aluno seja outra, esta deverá ser informada à escola por meio de atestado.
- Além dos sintomas descritos acima, também deverão ter atenção especial e os cuidados necessários, aqueles que viajaram, no recesso de julho, para áreas de risco; assim como aqueles que tiveram contato com pessoas que já apresentaram os referidos sintomas.
- Alunos que apresentem os sintomas acima não devem ser encaminhados para a escola e devem ser avaliados por médico. Alunos que desenvolvam os sintomas durante o período de aulas devem ser mantidos isolados dos outros alunos, até a chegada dos pais, que devem levá-los para avaliação médica. Para que esses alunos tenham atendimento imediato, os pais devem ser acionados a buscá-los na escola.
- Uma eventual suspensão de atividades escolares, em caso de suspeita de surto, deve ser determinada com o aval da Secretaria de Saúde e não apenas pela Escola.