Brincar e aprender com a Água – 1ºs anos
O processo que desperte a criança ou jovem para o compromisso do cuidado com a natureza deve ir além das praticas de sala de aula. Precisamos alfabetizá-los ecologicamente, mas a partir do convívio, para que laços de sentimentos e responsabilidades possam transformar esta sociedade numa sociedade sustentável. Para aprender a observar, ler, escrever e interpretar a natureza, a criança precisa participar de situações que despertem nela a necessidade de refletir, transformando informações em conhecimento próprio e enfrentando desafios. E esta é a proposta do laboratório e Educação Ambiental do Salesiano (LEAS), que tem como objetivo: Promover a alfabetização ecológica através de experiências lúdicas, possibilitando momentos de estudos e reflexões no que diz respeito ao Pensar, Agir e Realizar; Desenvolver nos monitores e crianças o sentido de pertença, resgatando valores como solidariedade, cooperação, respeito, compromisso e amor à natureza e a vida e Incentivar e promover o Protagonismo Juvenil.
O processo de alfabetização ecológica do LEAS acontece através do convívio com a natureza e é organizado em seis etapas de acordo com o desenvolvimento cognitivos das crianças e adolescentes.
As crianças da Educação Infantil participam da primeira etapa: A eco alfabetização pelo Contato. O Projeto brincar e aprender com a água permite a reflexao sobre o uso sustentável e coletivo do recurso mais precioso da natureza, a água , através de brincadeiras, contos, fantasia e musicalidade.
Veja abaixo as fotos dos 1ºs anos A e B vivenciando mais este projeto do LEAS.