Bethina Hoffmann representa o Brasil na Laser Radia
Campeã de Vela
Nossa aluna Bethina Hoffmann, do 2º ano B do Ensino Médio, faz parte da equipe brasileira que está participando do Mundial da Juventude, um dos mais importantes eventos da vela internacional já realizados no Brasil.
O site da Nautica destacou nossa aluna, que participa de sua primeira competição internaciomal. Confira o texto, na íntegra:
Mundial da Juventude: Catarinense Bethina Hoffmann representa o Brasil na Laser Radial
(Por Jeni Andrade – Da assessoria do evento )
Aos 16 anos de idade, a catarinense Bethina Luiza Rebelo Hoffmann começa a disputar nesta sexta-feira sua primeira competição internacional. Ela é a representante brasileira na classe Laser Radial do Mundial Volvo de Vela da Juventude, que reúne 279 atletas com até 18 anos de 60 países até o próximo dia 18 em Búzios (Rio de Janeiro). “Sei que vou ter que me esforçar muito, mas os treinos me deixaram bastante confiante e segura”, diz Bethina.
Esforço é o que não falta para Bethina. Há cinco anos no esporte, em 2008 agarrou com vontade a oportunidade de tornar-se sócia-atleta do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha e passou a viajar de Itajaí, onde mora, para correr e treinar em Florianópolis, 100 quilômetros entre uma cidade e outra. A dedicação rendeu-lhe títulos importantes: foi campeã no estadual de Santa Catarina, no estadual carioca, no Sul-brasileiro e na Copa Veleiros de Monotipos, todos na 4.7. Determinada, trocou de classe e venceu a seletiva de maio que a colocou no Mundial.
Essa 39ª edição do torneio organizado pela ISAF (International Sailing Federation) é a primeira disputada na América do Sul e também uma das mais importantes competições da vela internacional realizada no Brasil. Sete medalhas estão em jogo nas quatro classes: masculino e feminino para Laser Radial, 420 e RS:X (Windsurf) e aberto para Hobie Cat 16. Haverá um máximo de três regatas por dia, num total de 12.
A equipe brasileira está completa. Além de Bethina, o paulista Stefano Mazzaferro corre na Laser Radial. As duplas cariocas Martine Grael / Kahena Kunze e Felipe Haddad / Nicolas Castro brigam na 420. Também do Rio de Janeiro, Lélia Monti e Jorge Renato do Amaral disputam na RS:X. Da Paraíba, a dupla Diego Monteiro / Daniel Souto defende o Brasil na Hobie Cat 16. “Essa competição reúne os melhores atletas do mundo e muitos sagram-se campeões nas Olimpíadas. Com certeza teremos grandes surpresas”, aposta Carlos Luiz Martins, presidente da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM).