Notícias

Banho de Cidadania – O analfabeto político

Dando continuidade ao Projeto Banho de Cidadania, os alunos dos 1ºs Anos realizaram produções textuais em grupos, na aula de Geografia, a partir das reflexões do texto de Bertold Brecht: O analfabeto político.

Leia aqui alguns dos textos:

Analfabetismo Político

A alienção política de grande parte dos brasileiros, intitulada “analfabetismo político”, vem em pauta, principalmente, em ano de eleição.

Vivemos num país democrata, falar de democracia é considerar que cada cidadão tenha uma consciência política que lhe permita pensar e decidir pelo voto naquele em quem acredita. Seria interessante que todos estivessem cultural e politicamente em condições de fazer escolhas que vão impactar não somente em sua vida, mas também de uma coletividade.

Agir politicamente é um dever de todos. Ninguém pode dizer que não gosta de política uma vez que todas as articulações das nossas vidas são por meios de questionamentos políticos. Fazer política é a arte de negociar a melhor solução para determinada situação, portanto, desde pequenos negociamos o tempo todo.

Infelizmente a palavra “política”  ficou deturpada com o passar dos anos, e hoje é sinônimo de corrupção.

Hoje, se não fizermos uso de nossos direitos, vamos nos tornar completos alienados em um sistema capitalista, que exclui aqueles que não conseguem acompanhar as inúmeras revoluções que acontecem todo dia.

A política resulta nos  processos de mudanças em que todos nós somos responsáveis.

É por isso que a escola tem um papel fundamental, preparar estudantes   capazes de desenvolver um censo crítico-reflexivo. Capaz de fazer uma relação entre o que se aprende em sala de aula e a realidade social de cada um, para que possam garantir uma participação efetiva e eficaz no desenvolvimento de ações políticas em sociedade.

Cabe a cada um buscar reflexões acerca da própria realidade social para decidir se quer lutar por mudança ou continuar alheio. E isso só é possível a partir do momento que se formam cidadãos preocupados com o reflexo daquilo que pensam e das suas próprias ações.

Alunas: Daniela Diniz, Heloise Lemos, Luiza Bertoncini, Rafaela Streit

1° ano C – EM

Professora Francine

Para saber mais sobre o Projeto Banho de Cidadania, visite nosso blog!

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.