Aula de remo nos 7ºs anos
Vivemos em uma sociedade totalmente dependente da água, não apenas para nossa sobrevivência, mas também para gerar alimentos e os produtos que consumimos. Consequentemente, a agricultura, indústrias e uso doméstico se tornaram os maiores consumidores e poluidores de água do planeta. A situação não é diferente localmente, o estuário do Rio Itajaí-Açú, ao longo do seu processo evolutivo moldou a Baía Afonso Wippel, que apesar de exposta ao impacto humano causado pelo lançamento de efluentes domésticos e lixo, abriga grande diversidade animal e atua como importante sítio de alimentação e repouso para diferentes aves e animais marinhos. A crescente ocupação nas regiões próximas ao rio Itajaí Acú provocou grandes alterações na paisagem do rio e no aumento do despejo de efluentes para o estuário, causando a degradação do mesmo.
Conhecer de perto o Rio Itajaí Açu e seu estuário Saco da Fazenda e aprender com pessoas que vivem neste espaço é uma oportunidade muito importante para a formação de um cidadão informado dos problemas ambientais de sua cidade e para reconhecer que a mudança de hábitos em relação a forma como usamos a água é uma urgência.
Sendo assim, os alunos do sétimo ano participaram de uma aula de remo, organizada pela Associação Náutica de Itajaí, no estuário Afonso Wippel (Saco da Fazenda).
“Esta aula nos despertou para valores fundamentais que devem ser trabalhados em uma equipe e em nossas vidas e nos mostrou que vale apena sonhar quando realmente acreditamos em nossos sonhos!” – conclui a Professora de Ciências, Tayana Emílio.