Notícias

Aula de campo na TV Record Itajaí

As Sétimas séries, aprofundando o tema das Comunicações na disciplina de Geografia, estão participando de aulas de campo a diversas empresas da comunicação de nossa cidade. Leia os textos produzidos pelos alunos da 7ªC após a visita à TV Record, com a Profª Tatiana:

TV Record

Na manhã gelada do dia 30 de maio, fomos à TV Record para
nos aprofundarmos na seguinte matéria: ?Os meios de comunicação e informação.?
Sabemos que as redes de televisão são um meio de informação
muito popular, então, fomos até lá. Queríamos saber como tudo funciona por trás das câmeras.
Chegando lá, fomos recebidos pelo senhor Graciliano
Rodrigues, jornalista experiente desta emissora e um magnífico anfitrião.
Durante a visita passamos por várias salas, sempre acompanhados e orientados
pela amável Priscila, responsável pelo RH e também do senhor Diórgenes, que ia
tirando todas as nossas dúvidas.
Para fechar nossa aula de campo com ?chave de ouro? fomos
convidados a assistir a gravação de algumas chamadas, realizadas pelo
jornalista Graciliano, dentro do estúdio do programa ?Record em Notícias?.
Realmente, um grande privilégio.
(Carolina G., Manuella, Bernardo, Paula, Thiago e
Tatiana)

Na Record

Estudamos em Geografia sobre os avanços tecnológicos e a
influência da televisão na vida das pessoas. Decidimos visitar a Rede Record
para sabermos um pouco mais sobre o seu funcionamento e como a TV vem se
desenvolvendo.

Na chegada, fomos recepcionados pelo jornalista Graciliano
Rodrigues, que nos apresentou à Priscila, nossa cicerone eficiente, que
nos levou a conhecer  todos os
departamentos da Record.

A emissora existe há 25 anos em Itajaí, porém há 12 anos com
o nome Record. Ela possui 58 funcionários e 7 estagiários. A rede é vice líder
em audiência nacional, perdendo apenas para a Rede Globo, com 34%. Em Itajaí, a
Record lidera a audiência com 64%. Melhoram continuamente  a programação e,  com isso, pretendem em 2010 atingir a
liderança nacional.

Seus principais programas são os esportivos e o de
jornalismo, como o ?Record em Notícias? que é apresentado pelo Graciliano
Rodrigues e pela Flávia Jordão. Sendo assim, os comerciais nesses horários são
também mais caros.

Sobre os patrocinadores, vimos que existe o ?canal de
contato direto?, que se responsabiliza pelo contato com as empresas e lojas
para fazer propostas de propagandas. ?A Record é como uma fábrica, mas que
vende tempo.? ? disse-nos Priscila.

? preciso estar muito atento para que nenhum comercial entre
na hora errada, por isso,  todos os
programas são cronometrados para que se encaixem na programação.

Os maiores avanços da Record Itajaí foram a equipe de
jornalismo  que cresceu muito em um ano,
o cenário, os equipamentos e principalmente o sinal de transmissão que garante
maior qualidade aos telespectadores.

Vale lembrar que a Record é uma empresa totalmente dentro da
lei e responsável, por esta razão vem crescendo e se destacando no cenário
o nacional.

(Elaine, Maria Eduarda,
Mauro e Paloma)

Rede Record, por trás das câmeras!

Estamos acostumados a acompanhar diariamente aos
noticiários, telenovelas, dentre outros programas televisivos que têm como
objetivo divertir e entreter os telespectadores. Para conhecer melhor como
funciona a produção de todos os programas, fomos até a Rede Record Itajaí.
Tivemos a oportunidade de acompanhar uma gravação de ?chamadas comerciais? e
ter acesso e explicações detalhadas de cada etapa de edição dos programas,
passando desde o financeiro até o momento em que as imagens vão ao ar.

Em Itajaí, a rede Record lidera a audiência chegando a  64% no horário do almoço. São vice-líderes do
mercado nacional em 2007. Seu objetivo é em 2010 alcançar a liderança de audiência,
ultrapassando a atual líder,  rede Globo.
Para isto, estão investindo especialmente no jornalismo e nas novelas. A Rede
Record está há 12 anos em Itajaí, com 58 funcionários contratados e 7
estagiários.

Nos últimos três anos a qualidade de sinal melhorou, os
cenários foram renovados e a quantidade de funcionários, principalmente a
equipe de jornalismo,  cresceu. A
emissora dá extrema importância ao planejamento e assim, tudo vem dando muito
certo.

A  Rede Record de São
Paulo é a matriz tendo 14 filiadas espalhadas pelo Brasil.

As propagandas são selecionadas com muito cuidado para não
coincidirem  com empresas do mesmo ramo.
Por exemplo: as propagandas de supermercados devem estar sempre separadas, uma
no início e outra no fim do programa. As empresas pagam mais caro para exibir
seus comerciais nos horários entre o futebol e os noticiários.

Com essa visita, percebemos que para podermos ver todos
aqueles programas durante o dia na TV há muito trabalho por trás das câmeras.

(Julia Moritz, Julia Stahelin, Mariana e
Nicolly)

  

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.