Aula de Campo – Band FM e Rádio Clube Bandeirantes
Duas aulas especiais de visita à Rádio
Band FM e Rádio Clube Am aconteceram no dia 05 de junho de 2007, na disciplina de Geografia, com a Professora Tatiana. Leia os textos produzidos pelos alunos após estas visitas:
Na Band é bom demais!
Fomos muito bem acolhidos pelo locutor Maurício que está há 30 anos na profissão
e a mais de 10 na Band. Falou com emoção do trabalho que faz ? ?O rádio é
mágico?. Segundo relato, ele nunca fez
curso para locutor porque na época não precisava, porém, as coisas mudaram, e há cursos de locução com
bastante procura.
A
rádio Band FM é uma afiliada do grupo Bandeirantes de São Paulo, assim é paga
uma ?franquia? para que possam usar o nome do grupo. Para ser uma afiliada é
preciso manter algumas regras como padrão Band, logotipo, cores, etc.
As
rádios possuem dois objetivos: O lucro que é obtido através dos comerciais
vendidos às empresas e a formação de opinião pública.
A
escolha das músicas é feita por programadores locais, diversificando o estilo
conforme o gosto popular. A rádio atinge a uma faixa etária de 14 a 45 anos, no melhor do
pagode, sertanejo e pop nacional.
Para
ser um locutor é necessário, acima de tudo, estar informado, atualizado e
?conectado? com o mundo.
Uma
vantagem da rádio é que enquanto a tevê precisa movimentar muitos recursos para
levar a notícia até às pessoas, o rádio usa apenas uma: o microfone. Enfim,
a rádio é ao vivo!” (Isabella
Santos Lanave)
Visita à Band FM
“No
dia 05 de junho, fomos à Band FM, onde nos recebeu o senhor Maurício, um dos mais
antigos e experientes radialistas da Band.
Ele
já trabalhou em 29 rádios da região e nos disse que antigamente não havia
cursos para ser locutor.
A
rádio é uma afiliada da Rede Bandeirantes de São Paulo e atinge em média 27
regiões do Vale do Itajaí.
A
programação musical é a alma das rádios, porém, são intercalados noticiários e
propagandas na programação. A rádio tem como público alvo pessoas dos 14 aos 45
anos. Cada horário tem uma programação específica e a audiência é medida
através de pesquisas na comunidade.
Na
Band há cerca de 10 a
15 funcionários, entre locutores, secretários, programadores e vendedores.
A
emissora se mantém pela venda de comerciais, com isso tentam cumprir dois
principais objetivos: o lucro e a transmissão de informações para a população.
Uma porcentagem do lucro da Rádio vai para a Bandeirantes de São Paulo, pois só
assim eles podem usar o nome: BAND.
O
Sindicato dos Locutores de rádio asseguram aos radialistas trabalharem 4 horas
ao vivo e mais uma hora para gravar comerciais, chamadas… Totalizando assim,
uma carga horária de 5 horas-dia.
A
grande diferença da Rádio AM para a FM é a qualidade da transmissão. A rádio AM
é melhor, pois as ondas ?driblam? qualquer obstáculo, como morro, prédios, já a
FM não consegue passar por esses obstáculos, porém o som é de melhor
qualidade.
Segundo
o radialista Maurício, ?a rádio não perdeu a audiência com a vinda da
televisão, pois, só após ás 18h que a
televisão tem maior audiência?. Será????
Na rádio AM há no estúdio o locutor e o
programador que opera a seqüência musical e entrada das vinhetas. Já na rádio
FM o sistema é diferente, pois há um ?disk-jóquei? ou, mais popularmente, um DJ
que opera a mesa de som sozinho.
Depois de
termos uma conversa onde nos foram respondidas nossas perguntas, fomos ver
como tudo isso funciona e tivemos até uma participação ao vivo no programa
COMUNIDADE EM ALERTA, do locutor Rubens Menon, figura ilustre de nossa cidade.
Foi muito
legal e produtiva essa visita.(Thiago
Sagaz.)
Uma pausa na Band FM
Dia 05 de
junho, a 7ª série B, saiu do colégio às 9h20 com o objetivo de
aprimorar mais o conteúdo de Geografia do livro
da RSE que trata das inovações
tecnológicas, meios de comunicação e informação, entre outros assuntos.
Lá fomos
recebidos pelos locutores Mauricio e Marco Paiva que tiraram nossas dúvidas
tais como:
- Rádio AM significa rádio com amplitude
modulada, ou seja, sua sonoridade nos rádios não é boa, mas ?esquiva? dos
obstáculos naturais ou não, como: morro, prédios, entre outros. - Na rádio AM tem o locutor ou radialista que faz as
entrevistas, reportagens e um DJ que coloca as músicas, comerciais entre outras
coisas. O gerente da Rádio Clube, que é uma rádio AM é o também radialista
Rubens Menon. A rádio AM sempre aprofunda a matéria, com entrevistas longas, muitas reportagens e
pesquisas. Nós visitamos o programa COMUNIDADE EM ALERTA do Rubens Menon. - Rádio FM significa freqüência modulada,
ou seja, uma boa qualidade sonora nos rádios, mas as ondas não ?esquiva? dos obstáculos
podendo não chegar até os transmissores. - A Band FM é uma rádio via satélite, ou seja, todas
as informações das Band?s de todo país estão conectadas em rede. Ela está em Itajaí
há 10 anos e atinge 27 cidades do Vale de Itajaí, com maior audiência na cidade. - Alguns programas têm o público alvo entre 14 a 25 anos e os programas
românticos, como ?História de amor? entre 25 a 38 anos. - Quase
todas as seleções de músicas são feitas na hora, porque muitas pessoas ligam
para a rádio pedindo música. - Os comerciais são gravados numa sala fechada,
onde o Maurício arruma o tom da voz, a velocidade, tudo através de programas de
computador. - Atualmente,
na Band há 5 locutores e a disputa pela audiência com as outras cinco rádios da
cidade é diária. - Todas as
rádios sobrevivem graças aos comerciais e o maior avanço da Band FM de Itajaí se
deve à realização de Shows nacionais de
grande repercussão, como: Inimigos da HP, entre outros.
Eu
aprendi muito nessa aula de campo e agradeço o pessoal da Band, mas infelizmente
eu não vi a professora Tati sendo entrevistada pelo Rubens Menon. (André Eduardo M.)