Família Ogata no 5ºD
No dia 07/04, o grupo Quinteto Fantástico recebeu a família da aluna Gabrielle Ogata: o pai Daniel, a mãe Aline e os avós paternos, senhor Armando e Dayse.
Os Ogata vieram em nossa sala conversar conosco sobre a migração da família do Japão para o Brasil, devido ao conteúdo do livro Ciências Humanas e da Natureza com o tema pluralidade cultural, formação do nosso povo.
Em Power point, nos deram uma verdadeira aula de história da trajetória da família focada em respeito, educação e determinação. Em 1908, chegava ao Brasil o primeiro navio com imigrantes japoneses: Kasato Maru, com 781 imigrantes, numa viagem de 52 dias. Anos depois, os Ogata desembarcaram em São Paulo, vindos de Saga Ken (região do Japão). Vieram para substituir a mão de obra na lavoura devido à abolição da escravatura, mas pouco ficaram. Determinados, estudaram, trabalharam com madeira e patentearam uma semeadeira.
Na década de cinquenta, alguns Ogata foram para Curitiba, onde tiveram uma fábrica de doces. Algo muito significativo foi apreciarmos o quimono de 106 anos que está na família e um Sorobã (ábaco japonês) que é um verdadeiro computador.Também pudemos ver uma condecoração da tribo AINU da qual descendem, com pedido de desculpas por não terem conseguido mantê-los lá.
O patriarca, é o conselheiro, responsável por buscar solução para algum problema que esteja acontecendo na família. No final, nos deixaram a mensagem de que a educação é o caminho para tudo!
Agradecemos imensamente à família Ogata, em especial seu Armando pela aula de vida, educação e respeito. “Fiquei emocionada e honrada com a presença dessa família parceira na Arte de Educar”, relata a Professora Camile.
Já ficou combinado com o grupo que em Maio, Aline voltará para fazer uma culinária, já que é nutricionista. Fica o convite para as famílias que queiram para virem ao grupo trocar conhecimentos conosco.
Professora Camile – 5°D