Um por todos e todos por um Brasil melhor!
Iniciamos nossos trabalhos sobre cidadania no Grupo Arco-Íris com uma conversa sobre como ser um bom cidadão. Ajudar as pessoas, auxiliando a atravessar a rua, carregando um pacote de compras, alimentando uma pessoa que não tem condições, levantando um amigo que caiu no parque, respeitando os pais, professores, preservando a natureza… são algumas atitudes que devemos ter todos os dias!
Para enfatizar ainda mais sobre a importância dessas atitudes e comportamentos, trouxemos duas maçãs, lindas, apetitosas e suculentas por fora. Em roda, pedi que as crianças falassem para aquela maçã, com atitudes de um cidadão que ainda precisa melhorar muito, frases como: você é feia, você não é mais minha amiga, você não vai na festa de aniversário, eu não te empresto meus brinquedos! Depois, para a outra maçã, palavras e atitudes de respeito e amor ao próximo, como: você é linda, está cheirosa hoje, quer brincar comigo?, eu divido meu lanche com você…
Depois, abrimos as duas maçãs!
Para surpresa geral e muito espanto, a maçã com a qual as crianças não tiveram uma boa atitude, estava toda machucada, podre por dentro! E a maçã que foi agraciada com palavras e frases positivas permanecia linda, por dentro e por fora! Expliquei para os pequenos que é assim que nosso coração fica quando um amigo nos agride, não empresta um brinquedo ou tem alguma atitude ou comportamento que ainda precisa melhorar.
Combinamos de estarmos sempre atentos a este movimento, juntando forças para mantermos nossos corações sempre “bonitos” para juntos, fazermos um Brasil melhor, começando por nós mesmos… desde pequenos!
Professora Livia