Bom Cristão e honesto Cidadão
Durante este ano, temos por objetivo comemorar o Bicentenário de Dom Bosco. Até aqui vimos vídeos sobre sua vida, o sonho dos 9 anos, lemos o livro em capítulos: Dom Bosco, meu amigo – Nos caminhos do Evangelho. E, como na sequência (mês de setembro), temos o projeto Banho de Cidadania, aonde participamos das comemorações de 7 de setembro: hino, noções de cidadania, honestidade, ética…, nesta semana alusiva às comemorações da Pátria, juntamos os dois momentos, que têm tudo a ver com o que queremos para formar “Bons Cristãos e Honestos Cidadãos”.
Dom Bosco, em seus ensinamentos, deixou um legado de muito valor quanto à permanência da cidadania em cada atitude diária de cada um(a) de nós. Por isso, levamos como tarefa o desenho e registro de como Dom Bosco foi e é importante em seus exemplos de vida para com os jovens e mais necessitados e como estas atitudes nos influenciam até hoje em nossas vidas.
Veja alguns desenhos e depoimentos dos alunos:
“Eu pratico as atitudes de Dom Bosco no dia a dia, sendo humilde, estudioso e corajoso em casa e na escola, sempre quero novos amigos a cada ano na escola, e procuro ser obediente em casa com os meus pais e na escola com os professores.” (Alexandre Garcia)
“Eu rezo pela minha família, visito o asilo ou entidades carentes, ajudo um doente ou alguém que precisa, ajudo os meus amigos, pessoas necessitadas, faço o bem sem olhar a quem”. (Amanda da Silva)
“Faço doações de roupas e brinquedos, também já fiz doações de alimentos e algumas vezes já compramos lanches para crianças de rua”. (Lucas Lima)
“Eu dôo roupas e brinquedos para as crianças pobres, eu reparto e divido os meus lanches com as minhas amigas, de vez em quando eu dôo dinheiro para os mendigos de rua”. (Maria Eduarda Galhardo Brandão)
“Ajudo as pessoas mais carentes com doações de roupas, brinquedos, etc”.
(Maria Eduarda Remer)
“Quando eu dôo roupas e comidas para as pessoas carentes, quando eu participo de campanhas solidárias e quando ajudo a quem precisa conversando com a pessoa.” (Melissa S. Engelmann)
“Eu ajudo meus amigos, obedeço os meus pais fazendo o correto e bem às pessoas. Ser educado e ajudar quem precisa.” (Rafael Augusto de Gregório Schiewe)
“Eu obedeço meus pais, meus avós, tendo boas atitudes com meus amigos e indo à missa com os meus pais”. (Yasmin Mafra Telles)
Profª Camile A. da Silva – Grupo Surfando na Sabedoria