Guia de Brincadeiras do 3º ano: Vamos brincar?
Entender a brincadeira como mais um momento de aprendizagem de conteúdos, principalmente os atitudinais, é um motivo importante para oportunizarmos momentos em que as crianças possam aprender novas brincadeiras e resgatar outras que já são conhecidas culturalmente. Brincando, as crianças aprendem a resolver problemas, têm a necessidade de se comunicar com clareza, organizar espaços e os materiais, além de vivenciarem diferentes papéis sociais.
Em Língua Portuguesa, essa possibilidade está vinculada às práticas de linguagem: leitura, escrita e oralidade. Aprender a falar e ouvir o outro durante a realização de um jogo, ler e escrever para melhor entender as regras de uma determinada brincadeira ou para conhecer diferentes modos de brincá-la em diversas regiões do país são alguns exemplos. Pensando na importância também do registro dessas brincadeiras, os 3º anos prepararam um GUIA com sugestões para vários momentos e lugares.
Nesse guia você encontrará brincadeiras escolhidas e pesquisadas pelos alunos dos terceiros anos. Brincadeiras com bola, juninas, com corda, com palavras, com cartas, de roda, para brincar em locais fechados e para se divertir até em dias de chuva!
Clique para ver: Guia de brincadeiras dos terceiros anos.