Voluntariado: nossa maneira de fazer o bem! (2º EM C)
Que tal dedicar parte do seu tempo como voluntário de uma obra social?
Este foi o convite aceito pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio. No ano passado, nos encontros de orientação vocacional, os alunos conheceram algumas obras sociais do município e neste ano puderam optar por realizar um trabalho voluntário nestes espaços.
O trabalho voluntário é autorizado pelos pais, acompanhado pelo setor de animação pastoral da escola e por responsáveis das obras sociais.
Confira os depoimentos dos alunos do 2º EM C:
Felipe Proença: A cada semana passo aproximadamente duas horas na Instituição Pássaros de Luz, que cuida de crianças portadoras de necessidades especiais. Durante o tempo em que participo desta ação voluntária fui capaz de interagir com os “facilitadores” responsáveis pelas crianças e criar vínculos afetivos com elas. Na instituição faço as seguintes atividades: cuido das crianças, ajudo com exercícios físicos com alongamento, algumas vezes com alimentação, entre outros. Gosto muito de estar lá prestando apoio àquelas pessoas!
Daniela Diniz: Ser voluntário é acreditar que a contribuição individual é essencial para produzir uma mudança positiva, tanto nas pessoas quanto na sociedade. O voluntariado é uma experiência onde posso ser protagonista de ações solidárias efetuando práticas que possibilitam uma interação maior com o outro, de modo especial aquele que mais necessita, desenvolvendo meu papel como cidadã, além de aprender a conviver com as diferenças.
Luís Henrique Tiegs: Depois de um tempo vendo aquelas pessoas tão diferentes de você, você se inclui ao grupo e a vontade de estar no local aumenta a cada semana.
Muitos dos meninos de lá deixavam claro a admiração que tem por nosso colégio e em diversos aspectos você se torna grato por sua vida. Os meninos são muito amparados pela instituição e é perceptível como ainda existem pessoas boas no mundo e em diversos momentos é muito clara e feliz a expressão de alegria que cada um ds meninos tem.