4ºs Anos visitam a Casa da Cultura Dide Brandão.
No dia 01/03, os 4ºanos visitaram a casa da cultura Dide Brandão para conhecerem a exposição de obras de artistas itajaienses. Leia o texto da aluna Lara Elisa Mendes e os depoimentos dos alunos Vitória Kovari, Rebecca Perng, Marina Ávila Ramos e Vinícius Poleza Baldessar do 4 º ano B da Profº Camile. Aprecie nossas fotos!
Texto de Lara Elisa Mendes:
Hoje, dia 01/03, nós do 4ºB, da professora Camile e o 4º A, da professora Eliane, fomos até á Casa da Cultura Dide Brandão observar a exposição de arte dos artistas itajaienses.
Chegando lá, batemos fotos. Os meninos na sessão masculina, e as meninas na sessão feminina. Antigamente aquele lugar era uma escola: Victor Meirelles.
Antigamente, as escolas que eram de freiras era só para as mulheres, e as de padres só para homens.
Então, entramos na Casa da Cultura e vimos: Quadros com pinturas, fotos, esculturas, quadros de madeira e com materiais de costura. Apreciamos as obras, rimos, conversamos sobre as obras e aprendemos muito sobre arte.
As obras são muito diferentes umas das outras, já dá pra notar, porque cada uma é feita com um material. Algumas são de papel, outras de plásticos, umas de metal, algumas de madeiras. É só questão de diversidade, cada uma com sua beleza.
A minha escultura preferida foi uma que usava garrafa pet, papel machê, cola e tronquinhos de madeira. Ela representava uma garrafa.
Achei interessante que na entrada eles colocaram capacetes de construção. No começo achei que fossem de quem construiu, mas não, os capacetes eram pra representar que ¨todo mundo constrói”, que a cidade todos nós ajudamos, não só construindo, no dinheiro, na doação, que a cidade fique mais limpa e que as pessoas parem de matar uns aos outros, de incendiar os veículos na rua, etc…
Então aprendi três coisas. A diversidade das obras, que todos nós construímos a cidade e que tudo é arte.
Depoimentos:
“Eu gostei muito da exposição de arte! Espero que tenha mais exposições como essa. Eu agradeço a todos os artistas por terem feito as obras, pois tivemos a oportunidade de ver essas obras maravilhosas.” (Vitória Kovari)
“A Casa da Cultura é muito importante para Itajaí porque oferece cursos para crianças e adultos e merece ser preservada porque ela é um patrimônio cultural de Itajaí.” (Rebecca Perng)
“Achei muito bonito tudo o que vi e adorei ter ido na Casa da Cultura, pois me trouxe inspiração.” (Marina Ávila Ramos)
“O nome: Casa da Cultura Dide Brandão é uma homenagem a José Bonifácio Brandão que foi pintor, desenhista, gravurista, entalhador e escultor. Ele morreu em 1º de fevereiro de 1976 em um acidente de automóvel na BR101.” (Vinícius Poleza Baldessar)
Professoras dos 4ºs anos: Camile, Eliane, Sandra e Janete.