Crônica de escritora itajaiense elogia os professores do Salesiano
O jornal O Tempo, de Itajaí, publicou no dia 19 de janeiro uma crônica da escritora Rosa de Lourdes, que cita o trabalho do Colégio Salesiano, em especial dos professores que aqui lecionam e lecionaram.
O Colégio agradece a professora Rosa pela homenagem. Confira a crônica:
PARABÉNS, DR. JOSÉ ROBERTO
Temos acompanhado, pelos meios de comunicação, a insolucionável violência urbana que se vem estabelecendo como um sério problema mundial. Não há profecias convincentes para o renascimento da sociedade que aí está e um futuro de paz para as novas gerações.
Entretanto, a par dos criminosos, dos torturadores, dos assassinos de vidas, os mais sensíveis chegam a tomar consciência de que, nesse panorama do tempo, coexistem os verdadeiros heróis que despontam como valores que o tempo reconhece o que os dias não souberam contar.
Num dos burburinhos de pátio escolar, parei e, dentro do carro, fiquei me fartando com aquele presente que as horas me faziam numa tarde quase de final de ano letivo. Eles ainda estavam, por amor à ESCOLA. E então, a minha alma deu-se para as lembranças, e eu vi tantos garotos de outros tempos, entre eles, o meu filho, a se divertirem com uma bola, com apertos de mãos e correrias alegres de que só adolescentes são capazes. Eram tão bonitinhos, sem qualquer preocupação que só adultos sabem ter. Nessas horas de conjecturas, fiquei grandes momentos entregue à pausa para meditação, como diria o nosso saudoso Júlio Lousada na Rádio Nacional, contemplando aquelas promessas vivas de riqueza e trabalho. Era o pátio do tradicional, respeitável e grande em todas as áreas do conhecimento, o COLÉGIO SALESIANO.
Dias depois, encontrei o casal Roberto e Sônia Alves que me presenteou com a cópia da publicação de um artigo da Universidade do Oeste Paulista, com o título “EGRESSO DE MEDICINA TERMINA O ANO COM IMPORTANTES CONQUISTAS.” Ao passar às minhas mãos aquelas páginas, eles acrescentaram com um sorriso: “É o nosso filho, o José Roberto.”
Fiquei contente, pois tudo que engrandece Itajaí engrandece o meu orgulho por esta Cidade e por aqueles que participam da sua nobreza. Conheci o José Roberto nos tempos de estudante do tão bem conceituado pela EDUCAÇÃO que oferece, o querido Colégio Salesiano de Itajaí: era um aluno estudioso, aplicado aos seus compromissos e submisso aos princípios fundamentais para ser um “Homem”. Lembro-me de quando ele me pediu emprestado da minha biblioteca “O Pequeno Príncipe” do imortal Saint-Exupéry, do qual um dos seus professores solicitou da turma interpretação em caráter livre. Creio que o José Roberto tem guardado no seu mundo simbólico lições preciosas daquele best seller mundial.
Formado em Medicina em 2004, doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de Campinas, ele foi, recentemente, aprovado em 1º lugar no concurso para professor efetivo do curso de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, entre 350 candidatos postulantes a esse honroso cargo.
Dessas divisas, o Colégio Salesiano que vai trabalhando a nossa juventude no silêncio de dias incertos, já foram muitas, e heróis como José Roberto já são incontáveis. As pegadas firmes de talentos dessa natureza obrigam-nos a dizer àquele modelar Educandário que seus alunos acabam dizendo: “Só depois de muitos anos nós ficamos sabendo que éramos a matéria-prima daqueles santos mestres.”