Lixo Extraordinário
Este ano, os nonos anos desenvolveram um trabalho de conscientização ambiental na disciplina de Artes, no eixo de Artes Plásticas. Assistiram ao documentário “Lixo Extraordinário” que retrata a triste realidade dos lixões no nosso país e mostra também a importância de separarmos o lixo, entre outras coisas.
O artista plástico brasileiro Vik Muniz, desenvolve seu trabalho utilizando o lixo, e ele fez este documentário no Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, no maior aterro que tínhamos no nosso país. Victor não utiliza somente os materiais reutilizáveis em suas obras, ele envolve a comunidade nos seus projetos, faz com que eles realmente vivenciem a arte e passem a valorizar mais o seu trabalho. O dinheiro arrecadado com este projeto foi todo voltado para a comunidade do lixão que rendeu vários frutos para a população local.
Vale a pena conferir o documentário, segue abaixo o link: http://www.youtube.com/watch?v=udpDCiLrg4k
Após o documentário, os grupos conversaram sobre a importância deste trabalho para as pessoas envolvidas, para o artista e também sobre a importância de cuidarmos do nosso lixo. As turmas foram divididas em grupos e estes grupos escolheram imagens para reproduzir no “estilo Vik Muniz”, tivemos grandes ideias e construímos painéis muito criativos e sustentáveis. A ideia era arrecadar materiais e não gastarmos nada para produzi-los.
Professora Mariana Ferret (Artes Plásticas).