Aulas de lógica na prática
Os alunos dos oitavos anos têm, periodicamente, aulas voltadas ao estudo da Lógica nas aulas de Matemática, no período matutino. Antes das férias, essas aulas foram realizadas em grupos e foram práticas, sendo constituídas por dois dias de provas:
No primeiro dia, o desafio foi de, através das peças mundialmente conhecidas do TANGRAN, montar os números naturais 1, 2, 3, 4 e 5, tendo em mãos apenas a sombra do formato do número em tamanho reduzido e o Tangran. Nesse desafio, o grupo tinha que tentar fazer o maior número possível de acertos, observando os ângulos da figura e utilizando todas as sete peças do Tangran para cada número, de forma que esse ficasse idêntico à sua sombra.
No segundo dia, o desafio foi de montar a sequencia lógica de histórias em quadrinhos da Turma da Mônica. Essa atividade foi realizada em três níveis: no primeiro nível cada grupo recebeu uma historinha só com imagens, sem texto e totalmente embaralhada. O grupo deveria cortar, organizar e colar a historinha na sequencia correta em quatro minutos e com apenas uma tesoura e uma cola. No nível 2, duas historinhas de personagens diferentes deveriam ser cortadas, coladas e organizadas em apenas 5 minutos e no nível 3, duas historinhas com os mesmos personagens, todas embaralhadas entre eles deveriam ser cortadas, divididas, organizadas na sequencia e coladas em 6 minutos. E acreditem, o fato das provas serem cronometradas muda tudo…
Para finalizar, cada equipe deveria escrever 3 relações entre a matemática e as atividades desenvolvias nesses dois dias de Lógica e ainda organizar todo o material, as carteiras e jogar o lixo no lixeiro em 3 minutos… Foi uma correria só.
Apesar de parecerem “mamão com açúcar” e “brincadeira de criança”, as atividades foram além de divertidas, bastante desafiadoras e trouxeram grande contribuição aos grupos.
Veja só algumas das relações que os alunos fizeram entre a atividade que desenvolveram e a Matemática:
- Desenvolve a agilidade mental (organização do pensamento em curto tempo e sob pressão), necessário, por exemplo, no Cálculo mental;
- Trabalha com a organização de idéias e elaboração de estratégias para solucionar um problema (importantíssimo na vida);
- Desenvolve o Raciocínio Lógico;
- Trabalha sequência lógica, nos dá noção de espaço, tempo e ordem.
- Desenvolve a inteligência prática e visual;
- Possibilita o trabalho em equipe e a divisão de tarefas;
- Estabelece foco, concentração, atenção, necessários para solucionar os problemas.
Que bom que todos entenderam os objetivos desse trabalho… Vejam as fotos.
Professora Melissa S. Holetz