Olhar Geográfico
O 4º ano B, Grupo Eletromática, realizou um trabalho de grupo sobre lugares; neste momento, vimos que lugar é um espaço usado pelas pessoas para suas atividades cotidianas e que o lugar, relaciona-se com outros lugares através da migração, meios de comunicação…
Então, foram trazidas fotos postais, gravuras de diferentes lugares e informações sobre o mesmo.
A partir desse material, montaram-se os cartazes e socializados para o grande grupo.
Veja fotos dos trabalhos e leia curiosidades sobre diferentes lugares (cidades).
Prof.ª Camile
Singularidades no Mapa
Que o Brasil é um país original está todo mundo cansado de saber. Mas o que dizer das curiosidades, particulares e esquisitices dos nossos municípios?
A primeira cidade
Engana-se quem acredita ser São Vicente, no litoral paulista, a cidade mais antiga do País. Apesar de ter sido povoada a partir de 1532, ela só foi oficializada como município em 1895. O título cabe a Salvador, fundada em 1549, também sendo a primeira capital brasileira. Já caçulinha é Nazária, no Piauí, que emancipou-se de Terezina em 2008.
Sol, chuva, neve
Cabrobó, em Pernambuco, é o lugar onde menos chove no Brasil. A amapaense Calçoene é onde mais cai água. Já a catarinense São Joaquim é onde há mais registro de neve.
Cidade(s) Planejada(s)
Ao contrário do que se pensa, o Brasil não tem apenas Brasília como capital planejada. Teresina, Aracaju, Belo Horizonte, Goiânia e Palmas também nasceram nas pranchetas de urbanistas.
O mais germânico dos municípios
A catarinense Pomerode se orgulha o título de “a cidade mais alemã do Brasil”. Exalta a condição até no hino: Ó cidade mais alemã do Brasil, de beleza e graça. Deus te fez. Boa parte da população se mantém bilíngüe – o alemão é ensinado até nas escolas públicas.
Os últimos
Há apenas quatro cidades com a última letra do alfabeto no Brasil: Zabelê, no Pará; Zacarias, em São Paulo; Zé Doca, no Maranhão e Zortéa, em Santa Catarina.
(Fonte: Brasil – Almanaque de Cultura Popular – ano 13 – Setembro/2011 – nº 149)