3ª D Visita a Estação Ferroviária Engenheiro Vereza
Estamos estudando na disciplina de História Geografia a origem das cidades, a forma como elas se desenvolveram e observamos que muitas delas foram impulsionadas ao crescimento graças as estradas de ferro.
Pesquisamos junto ao Museu Marcos Konder para saber mais sobre e estrada de ferro que havia em Itajaí e para nossa alegria fomos convidados a visitar o Museu Etno Arqueológico de Itajaí onde está sendo organizada toda a história da Estação Ferroviária Engenheiro Vereza.
Vejam só quantas informações importantes ficamos sabendo:
- A Estrada de Ferro Santa Catarina ligava Apiúna ao Porto de Itajaí e começou a ser construída em 1906.
- Já a estação de Itaipava “Engenheiro Vereza” começou a ser construída em 126, mas só entrou em funcionamento no ano de 1948.
- Em 1971, houve a desativação da linha férrea na região, portanto a Estação Engenheiro Veneza, deixou de funcionar.
- Em 1986 a Prefeitura Municipal de Itajaí reutilizou o prédio da Estação para abrigar a Secretaria da Agricultura.
- Em 2002 houve o tombamento municipal da edificação.
- No ano de 2004 começou a restauração da Estação Engenheiro Vereza.
- Durante a sua existência a Estrada de Ferro Santa Catarina prestou grandes serviços às comunidades do Vale de Itajaí. Muitas pessoas utilizavam o transporte ferroviário para se locomoverem de uma cidade a outra e comercializarem produtos como: madeira, peixe, farinha de mandioca, fruta, verdura e outros.
- No início, os trens eram puxados por locomotivas do tipo “Maria Fumaça”. Além dos trens com vagões de passageiros e cargas, havia também as “litorinas”, que eram vagões de passageiros.
- As estações da Estrada de Ferro Santa Catarina, no Vale de Itajaí, estreitavam laços econômicos, sociais e culturais entre as regiões.
- Hoje a Estação Ferroviária Engenheiro Vereza abriga o Museu Etno Arqueológico de Itajaí que será aberto ao publico brevemente.
Foi uma “viagem na história”! Estar neste lugar foi uma experiência muito agradável para todos nós, pois fomos recepcionados por toda a equipe do museu que esteve atenta e organizou uma aula muito especial para o Grupo Dragão |da História sendo a primeira turma a visitar este espaço educativo.
Agradecemos a toda equipe parabenizamos pelo belo trabalho que vocês todos realizam cuidando da história da nossa cidade.
Professora Eliane da Costa Garcia – Grupo Dragão da História