Conhecendo Melhor Itajaí
Estudar História é viajar no tempo, é investigar os lugares e as pessoas que fazem parte do cotidiano de uma cidade. Motivados pela proposta do livro didático da RSE os grupos as 3ª séries visitaram construções antigas de nossa cidade que passaram por transformações ao longo dos anos.
O grupo Guardiões da Natureza teve a oportunidade de conhecer e estudar o Mercado Público Municipal, que começou a ser projetado em 1916, com sua arquitetura imponente, marcada pela influência dos imigrantes de origem germânica. Este local foi destruído por um incêndio em 1936 e precisou ser reformado.
Um espaço que abriga tradições populares herdadas dos açorianos, onde a arte e a cultura se misturam com os produtos artesanais diferenciados e típicos de toda a região.
Através da observação foi possível complementar nosso estudo, organizar um roteiro, realizar entrevistas e concluir com os registros no livro.
O grupo 3ª Animal, visitou a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, que foi inaugurada em 15 de novembro de 1955. Sua arquitetura soma elementos românticos e seu interior tem as mais belas pinturas dos artistas italianos Emílio Cessa e Aldo Locatelli. A igreja Matriz é o maior monumento artístico e cultural da cidade de Itajaí, verdadeiramente seu cartão postal.
O grupo Amigos do Esporte visitou e conheceu a história da Igreja Imaculada Conceição, que está localizada no centro histórico de Itajai, e é o monumento mais antigo da história de sua cidade. A atual construção resulta da ampliação da mais antiga matriz edificada em pedras e tijolos, a partir de 1834, pelo escravo Simeão pertencente ao Coronel Agostinho Alvez Ramos e que substituiu a primitiva capela de pau a pique começada em 1823. Nela se encontram belos exemplares de arte sacra.
Professoras: Adriana (3ª C)
Cristiane (3ª A)
Sirley (3ª B)