Como está o Esporte Cidadão?
A
equipe do Esporte Cidadão entrevistou as diretoras das quatro
escolas pólos do projeto, para saber da importância que tem para a
escola a realização das atividades.
- Centro Educacional
de Cordeiros: Diretora Graça Maria da Cruz Fortes - Escola Básica
Tereza Bezerra de Athayde: Diretora Jacinta Uller Jordão - Escola Básica
Marechal Olímpio Falconieri da Cunha: Diretora Marlete Chaves
Câmara - Escola Básica Inês
Cristofolini de Freitas: coordenadora Maria Terezinha Lemos
O que a Senhora acha
desta Parceria entre o Colégio Salesiano e a Secretaria de Educação,
que torna possível a realização do Projeto?
GRA?A – Hoje é
muito importante que uma Empresa de Caráter Privado, invista nesse
tipo de Projeto. Muito acontece dos pais quererem que os filhos
pratiquem alguma atividade, mas não o colocarem porque não têm
como manter. Nesse projeto, temos um diferencial, que é o Salesiano
trazendo toda uma estrutura que a Prefeitura muitas vezes não pode
oferecer.
JACINTA – ? uma
oportunidade que eles não têm, principalmente no nosso bairro. O
nosso ginásio foi inaugurado há 15 dias, e não só os alunos como
toda a comunidade, não tinham onde brincar, onde jogar. E o projeto
veio suprir essa necessidade de ter uma ocupação, de praticar um
esporte, fazer o que eles gostam.
MARLETE – A
iniciativa é bem louvável, essa preocupação de estes alunos
poderem participar de um esporte. Além de dar a eles a oportunidade
do entrosamento, pois normalmente por serem de escolas públicas, não
tem muito envolvimento com alunos das escolas particulares.
TEREZINHA – Eu acho
que o esporte é um caminho muito saudável para todas as crianças e
feliz daquele que pode participar. Eu conheço bem o colégio
Salesiano, a filosofia, visto que os meus filhos estudaram lá. E há
uma integração muito grande entre a teoria que é o que a criança
aprende na sala de aula e o Esporte. Além de vir às escolas,
atingir a comunidade, as crianças também visitam o Salesiano. E
isso os faz se sentirem valorizados, mostra que eles também são
capazes, trabalha a auto-estima deles.
Nota-se uma mudança
no comportamento dos alunos participantes?
GRA?A – Eles
ficam mais disciplinados, mais integrados uns com os outros. Com a
participação no Esporte eles aprendem a se sentir parte integrante
da Escola e a gostar dela.
JACINTA – Eles
melhoram com suas responsabilidades de aula e no respeito com os
colegas. ? difícil uma criança que participe de um esporte que não
traga mudanças pra vida pessoal dela, e essa melhora reflete dentro
da escola.
TEREZINHA – Essas
aulas de basquete preparam a criança pra ser o atleta de amanhã.
Ele vai realmente aproveitar as alunos que tem potencial. Diferente
de uma escolinha, no projeto os que se destacam, são encaminhados. E
isso incentiva até os outros que não participam vendo os
participantes, se estimulam.
MARLETE – Quanto
ao projeto eles são assíduos, participativos, gostam de fazer, são
bem dedicados. Eles adoram estar participando. O esporte é um meio
deles poderem se destacar e participar em nível de estado e até
mesmo de Brasil. Os talentos começam dentro da escola. ? um horário
em que eles estão à convite da rua, porque a rua é sempre mais
agradável que a sala de aula. Então, o esporte faz com que eles
tenham essa vontade de vir até a escola, de estar participando.
?
importante também, além da Participação da Equipe do Projeto e da
Escola, a Participação dos Pais, acompanhando, incentivando?
GRA?A
– Sem dúvida, a família tem que
andar junto. No caso do Projeto, oferecendo as atividades aos sábados
no Salesiano, os pais têm a oportunidade de acompanhar, o que
incentiva ainda mais as crianças. Aqui no Colégio os pais
são muito interessados, estão sempre questionando, acompanhando.
Temos o exemplo do Pedro, que é pai de um aluno, estava sempre
participando e agora virou funcionário do Projeto.